Agora é pra valer!
VER. CLAUDINHO E DEP. CELINO PRESENTES NO ANÚNCIO DA LINHA DO METRÔ FREGUESIA DO Ó – SÃO JOAQUIM
A volta dos investimentos da Prefeitura no Metrô, depois de 28 anos, trouxe uma grande notícia para a Freguesia do Ó: a Linha 6 do Metrô ligará a Freguesia do Ó ao bairro da Liberdade (à Estação São Joaquim, da Linha 1). O prefeito Kassab anunciou que a Prefeitura investirá inicialmente R$75 milhões para a confecção do projeto, inclusive, o projeto executivo.
O vereador Claudinho e o deputado Celino foram informados de antemão da novidade e agradeceram ao prefeito e ao governador, “por estarem melhorando como nunca o nosso bairro”. Pela informação do secretário de Transportes do Estado, José Luiz Portela, em reunião com a comunidade, no dia 25/mar./08, em dois anos a obra será iniciada, com previsão de construção em mais dois anos.
A idéia do Metrô na Freguesia do Ó foi lançado pelo jornal Freguesia News (edição 190, junho de 1990) e iniciada por um grupo político da Vila Brasilândia. Em 1996, Celino e Claudinho lideraram um movimento que conseguiu incluir a chamada Linha Rosa, ou Linha 6, da Freguesia do Ó em um plano do Metrô, e que ligaria o bairro à Estação Vila Madalena, mas que se mostrou inviável por causa das desapropriações.
A linha aprovada agora irá passar pelos bairros: Água Branca, Perdizes, Pacaembu, Vila Madalena, Bixiga, Consolação e Liberdade.
Atualmente o vereador Claudinho e o deputado Celino vinham atuando nos bastidores, sensibilizando o Governo pela Linha Freguesia do Ó, e por outro lado o Fórum Pró-Metrô também vinha fazendo reuniões de sensibilização da população.
O deputado Celino afirmou na ocasião do lançamento do projeto que, agora sim, o projeto do Metrô era uma realidade. Lembrou do saudoso governador Mário Covas, que lhe pediu cautela quando autorizou o primeiro estudo da Linha Freguesia do Ó. Disse-lhe Covas que do estudo à concretização era um longo caminho e que não devia vender ilusão ao povo. - Agora, sim, dá pra falar que a nossa luta foi vitoriosa, o que era um sonho começa a se tornar realidade a partir deste momento, mas só se concretiza, de fato, na sua inauguração, em 2012. Disse ainda que ele e o vereador Claudinho são políticos sérios, que estão todo dia no bairro, e “olham as pessoas nos olhos” – num alerta a políticos de última hora, pára-quedistas que certamente quererão tirar proveito político da situação.
João Afonso, o João da Banca, que participou do primeiro Movimento Pró-Metrô, alertou: Está é uma luta do povo e dos parlamentares da nossa região. Espero que oportunistas fiquem de fora, principalmente os de outra região.
Claudinho disse que essa foi uma luta vitoriosa, pelo empenho e perseverança de todos os envolvidos, mas foi graças à parceria do prefeito Kassab com o governador José Serra que se tornou viável. Uma união que mudará São Paulo e a Freguesia do Ó para sempre.