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terça-feira, março 25, 2008
Linha 6 do Metrô Freguesia/Oratório... já tem dinheiro
Linha 6 Laranja
A Prefeitura de São Paulo estuda a ampliação do rodízio municipal de veículos em uma hora pela manhã e uma hora à noite e um investimento de R$ 75 milhões para o projeto de uma nova linha de metrô que deverá ligar as zonas norte e leste da cidade. Os anúncios foram feitos na manhã desta terça-feira pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) durante um debate realizado na Rádio Eldorado.
As medidas de investimento no Metrô e a ampliação do rodízio são anunciadas num momento em que a prefeitura projeta a ampliação do benefício do bilhete único e coloca em ação um pacote para tentar amenizar os efeitos dos altos índices de congestionamento no trânsito.
Kassab afirmou que a verba de R$ 75 milhões será utilizada para o projeto da futura linha 6 do metrô, que, segundo Kassab, ligará a Freguesia do Ó, passando pelo parque D. Pedro até a rua do Oratório. A proposta de Kassab para o metrô faz parte de uma série de investimentos que podem vir a injetar R$ 1 bilhão dos cofres da prefeitura ao governo do Estado para investimento no transporte de massa.
Ainda segundo Kassab, a equipe do secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, estuda a ampliação do horário do rodízio municipal de veículos.
Atualmente, rodízio municipal de veículos proíbe a circulação de 20% da frota (dois números de placas por dia, de segunda a sexta-feira) em horário de pico --das 7h às 10h e das 17h às 20h-- no chamado centro expandido de São Paulo --o anel formado pelas marginais dos rios Pinheiros e Tietê e as avenidas Salim Farah Maluf, Luiz Inácio de Anhaia Melo, Juntas Provisórias e Bandeirantes. A frota da cidade é de aproximadamente 6 milhões de veículos.
Segundo Kassab, a proposta é manter o horário de início dos horários de pico, no entanto, ampliá-los em uma hora. Com isso, a restrição valeria até as 11h pela manhã, e até as 21h no período da tarde/noite.
O prefeito, entretanto, não forneceu prazos para que as medidas entrem em vigor.
Prazo
A assessoria da Secretaria Municipal de Transportes informou que o investimento no Metrô foi decidido após uma reunião que foi realizada na noite de segunda-feira (24) entre Kassab, o governador José Serra (PSDB) e integrantes dos setores de obras, transportes e transportes metropolitanos do governo estadual.
No caso do rodízio, segundo a assessoria, a medida deverá ser detalhada em uma semana.
Reforço
A proposta de criação de novas linhas de metrô em São Paulo vem sendo discutida há pelo menos duas décadas e, entre outras, foi sistematizada no início dos anos 1990.
Nessa época, o Pitu (Programa Integrado de Transportes Urbanos), que delimitou metas para investimentos e obras de infra-estrutura em transporte no Estado de São Paulo até 2020 --atualmente há estudos para prolongar até 2025--, já trazia a menção a uma futura linha 6.
A menção à linha 6, inclusive, consta de um pedido de verbas formulados junto ao Banco Mundial em 2001 a respeito da linha 4-Amarela.
O Metrô foi procurado para comentar o assunto mas, até a publicação da reportagem, não havia respondido aos pedidos de informações.