Total de visualizações de página

terça-feira, março 25, 2008

Fórum de Debates Metrô Freguesia/Oratório Linha 6








Linha 6 Laranja


Morador da Freguesia do Ó afirma ser o responsável por levar metrô ao bairro

Thiago Varella Fonte: Folhaonline
Em São Paulo

O anúncio de uma nova linha de metrô que ligará a Freguesia do Ó ao centro, feito pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab na manhã desta terça-feira, deixou um morador do bairro da Freguesia do Ó com a sensação de missão cumprida. João Ferreira da Mota, 68 anos, é um professor de história aposentado, morador da Freguesia do Ó há 52 anos, que desde 2003 luta para levar o metrô ao bairro.

"Se a linha Freguesia - Oratório sair vai ser por nossa luta. Antes da gente não havia nenhuma menção de linha para essa região. Era um grande vazio", diz Mota, que se considera o "pai" da idéia.

Em 2003, o professor se reuniu com alguns moradores do bairro para discutir os problemas de região. Após algumas reuniões, o grupo, hoje chamado de Fórum de Debates e Luta Pró Metrô Freguesia/Brasilândia, chegou a conclusão que a principal demanda do local era uma linha de metrô. "Entendemos que o metrô seria o modo mais rápido e eficaz de resgatar a cidadania", explica Mota.

Desde então, o grupo já se reuniu mais de 150 vezes, inclusive com políticos como Geraldo Alckmin, governador do Estado na época. Simpatizante tucano, Mota afirma que seu movimento é apartidário, apesar do apoio que recebe do vereador Gilberto Natalini, do PSDB.

Segundo Mota, a idéia inicial do grupo era reivindicar uma extensão da linha 1 do metrô para o bairro. O então secretário estadual dos transportes, Jurandir Fernandes, descartou a idéia, mas logo apresentou um projeto de uma nova linha.

"O metrô chama de linha das universidades, pois no primeiro trecho passaria por 12 instituições de ensino superior. Inicialmente vai levar nosso bairro até a estação São Joaquim e, posteriormente, à rua do Oratório", explica Mota.

O anúncio feito pelo prefeito Kassab surpreendeu o professor que não esperava uma decisão tão rápida do governo. Agora, Mota não sabe mais em quem votar para prefeito. "Não sei mais se apóio o Alckmin ou o Kassab."