SÃO PAULO - Um protesto nacional contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a corrupção no País, marcado para este sábado, 4, está sendo organizado via Orkut, site de relacionamentos na internet. O "Dia da Vaia Nacional" está marcado para as 14 horas e deve acontecer em capitais de pelo menos 12 Estados.
A comunidade reúne jovens e conta com 1.838 membros. Na mensagens trocadas no Orkut, os organizadores do movimento rejeitam ligação com partidos e movimentos sociais. Procuram deixar claro ainda que o protesto não tem relação alguma com a campanha "Cansei", que reúne diversas entidades e é liderada pela Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP).
"É bom lembrar que o nosso movimento não segue nenhuma bandeira, partido ou interesse particular. Essa é uma semente que foi plantada aqui lá pelo dia 18 ou 19 de julho e vem ganhando volume pela Internet", diz a mensagem na página da organização no Orkut.
Um modelo de panfleto com duras críticas a Lula e manchetes de jornal relatando os recentes escândalos também foi definido pelo grupo e será usado nos protestos.
Abaixo as recomendações dos organizadores para quem quiser participar do ato:
- Levar garganta para vaia;
- Qualquer cartolina com frases anti-petralhas, anti-corrupção, anti-irresponsabilidade, anti-totalitarismo, anti-censura, anti-incompetência, anti-obscenidade/escárnio etc;
- Roupas e panos pretos;
- Escrever (você é capaz) e xerocar textos sobre o que se passa de fato no Brasil para distribuição;
- Aviões de isopor;
- Ir em dupla, trio ou grupo (para não se sentirem deslocados nem inseguros);
- Fotos de Lula e Renan Calheiros ou outros;
- Narizes de palhaço;
- Mandar mensagem de celular chamando os amigos;
- Mandar e-mail convidando conhecidos;
- Fazer o que for possível para essa grande vaia acontecer.