Total de visualizações de página

segunda-feira, dezembro 25, 2006

Furo nos sistemas de reservas...companhias aéreas

Anac fará auditoria na venda de passagens aéreas




A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realiza, a partir desta terça-feira, 26, uma auditoria na TAM para investigar o excesso de cancelamentos de vôos e os atrasos que atormentaram a vida dos passageiros em todo o País nos dias que antecederam o feriado de Natal. Se ficar comprovado que vendeu passagem além do número de vagas nos aviões (overbooking), a empresa será punida, ato que favorecerá as ações individuais de passageiros prejudicados.

Os técnicos da Anac chegarão a São Paulo, sede de quase todas as companhias aéreas, para passar também um pente-fino nos sistemas de reservas e vendas de passagem de todas elas, a fim de evitar a repetição do caos dos últimos dias no feriado do ano-novo. Uma equipe menor vai para o Rio fiscalizar a central de vendas da Varig. Há indícios de que algumas companhias, sobretudo a TAM, venderam passagens em excesso também para o réveillon, que deverá registrar movimento aéreo ainda maior do que no Natal.

Entre as evidências contra a companhia, em poder da Anac, consta um vídeo, feito por um dos passageiros, num avião com 25 passageiros a mais do que o número de vagas. O vídeo mostra funcionários da TAM oferecendo R$ 1.500,00 a quem aceitasse, espontaneamente, descer da aeronave. Há relatos de casos em que a empresa chegou a oferecer R$ 5 mil para passageiros que desistissem do vôo.

É o que dá vender passagens em todo Brasil pela internet e só ter 95 aviões. Já imaginou se num dia os brasileiros resolvessem comprar 500 mil passagens para um único dia.
O sistema não breca mais novas reservas...Taí a enganação e as filas nos balcões dos aeroportos.