🇧🇷 O Presidente Jair Bolsonaro, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o presidente da Anatel, Leonardo Euler, ministros e autoridades participaram nesta quinta (4/11) da abertura do leilão do 5G, maior licitação da história das telecomunicações no Brasil.
Com a licitação do 5G estão previstos cerca de R$ 169 bilhões em investimentos totais. "Olha aonde chegamos e para onde iremos. O 5G vem para consolidar isso tudo", afirmou o Presidente Bolsonaro durante o evento.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, revelou a expectativa de que o Brasil tenha o primeiro 5G da América Latina: "Vamos mostrar para o mundo que o Brasil está na economia digital, cuidando da transformação digital. O Brasil é um player e irá virar um hub de inovação".
O edital do leilão 5G definiu que a tecnologia deve estar disponível em todas as capitais brasileiras até o dia 31 de julho de 2022. Foram recebidas 15 propostas de empresas e consórcios interessados em explorar a tecnologia no país.
A Winity II venceu o primeiro lote do leilão e se torna nova operadora nacional de telefonia móvel para a faixa de 700 MHz. O lance vencedor alcançou R$ 1,4 bilhão e representa ágio de 805% em relação ao valor mínimo. A empresa levará internet a rodovias e locais sem cobertura de 4G.
Estão em disputa dez lotes principais, distribuídos em 4 faixas de frequência. Os envelopes com as propostas continuam sendo abertos ao longo do dia.
Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações Ministério da Economia Ministério da Infraestrutura