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quinta-feira, dezembro 04, 2008

Estado e Prefeitura de São Paulo ampliam Linha 6 Metrô

O governador do Estado, José Serra (PSDB), e o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), anunciaram na tarde desta quinta-feira a expansão da Linha 6-Laranja do metrô ainda em projeto que ligará a Freguesia do Ó até a estação São Joaquim. Com o anúncio, a linha ganhará mais 8 km e chegará até os bairros Vila Nova Cachoeirinha e Brasilândia.

Segundo o Metrô, a Linha 6-Laranja será ampliada a partir da estação da Freguesia do Ó, onde haverá uma bifurcação. De lá, sairão dois trechos: um ligando a estação até a Vila Nova Cachoeirinha, e o outro ligando a Freguesia do Ó até a Brasilândia. Cada trecho terá 4 km de extensão e três estações.

Ao todo, a Linha 6-Laranja terá 18,4 km de extensão e 17 estações. A nova linha de metrô também será integrada com as linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a partir da estação de metrô Água Branca. De lá, ela se integrará com a Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) e com a Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi).

A Linha 6-Laranja também deverá ser interligada com a Linha 4-Amarela, em construção, na estação Higienópolis-Mackenzie, e com a Linha 1-Azul, na estação São Joaquim.

A licitação para as obras, segundo Serra, será feita ainda em dezembro deste ano, e a previsão é que ao menos o trecho que liga as estações Freguesia do Ó e São Joaquim fique pronto até 2012.


Segundo o governo do Estado, a previsão é que ao menos 600.000 passageiros utilizem a linha por dia. De acordo com Kassab, a Linha 6-Laranja recebeu da Prefeitura de São Paulo neste ano R$ 75 milhões para a elaboração do projeto. A previsão é que, com construção da linha, sejam gerados 10.000 empregos diretos e 16.000 indiretos.

Até 2010, o plano de expansão do metrô receberá do governo do Estado R$ 20 bilhões o maior investimento já realizado, segundo a secretaria Estadual de Transportes.

Além da expansão das linhas, os recursos investidos deverão ser usados para a compra de novos trens, reformas dos antigos e implantação de um novo sistema de sinalização no metrô.

"O projeto do metrô está sendo licitado e a concorrência será feita em dezembro [2008], apenas o projeto custou cerca de R$ 80 milhões. Ainda na nossa gestão, começaremos as obras, que vão abranger grande parcela da população de São Paulo, que hoje não tem acesso ao meio de transporte mais confiável, rápido e confortável", afirmou Serra.

Segundo Serra, os recursos empregados na construção da Linha 6-Laranja são provenientes da prefeitura, do Estado, de financiamentos bancários, além da venda da Nossa Caixa, entre outras fontes do governo estadual.

O prefeito Gilberto Kassab reiterou o compromisso feito durante a campanha de reeleição de que a prefeitura irá investir R$ 1 bilhão durante os quatros anos da próxima gestão.