Total de visualizações de página

sábado, junho 23, 2007

Governo fraco e omisso...

O Estado de S. Paulo
Pequenas cabeças grandes bobagens
Dora Kramer

Ao contrário do que diz o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o mal do Brasil não é a prosperidade. É um governo que pensa pequeno, age pouco e fala muita bobagem.

Acredita na lenda da paz na economia sobre todas as coisas, apóia-se nos dotes artísticos do showman que ocupa a Presidência da República, aposta na gratidão subserviente dos desvalidos, manipula a falta de discernimento e o complexo de culpa dos intelectuais, patrocina a exploração dos financistas, alimenta a ambição dos fisiológicos e toca o baile enquanto o País se afunda em corrupção, insegurança pública, paralisia da infra-estrutura e ausência de gestão.

A crise do setor aéreo não é o problema central. É, antes, o sintoma mais atordoante da inépcia e da indiferença do presidente Luiz Inácio da Silva para com qualquer coisa que não diga respeito à preservação de seu poder político, conduta que contamina sua equipe e faz com que seus ministros e auxiliares em geral vivam imbuídos do mesmo espírito: nada tem importância, só o sucesso do chefe que lhes garante os empregos e lhes assegura o futuro próximo.

Se o presidente pode dizer impunemente, como o fez em seu último programa de rádio, que um país onde há nove meses o sistema aéreo está em pane vive seu melhor momento desde a proclamação da República, o ministro da Fazenda também pode conclamar os cidadãos a festejar seus infortúnios aeroviários como "o preço do sucesso" e da prosperidade. Pagam com humilhação e prejuízos pessoais, mas devem pagar felizes