Total de visualizações de página

sexta-feira, março 23, 2007

Novas pastas na Prefeitura de SP...

Fonte: www.estadao.com.br

Kassab analisa nomes para secretarias extraordinárias que deve criar; atuação iria de idosos a religião



Enquanto não envia à Câmara Municipal projeto para criar secretarias extraordinárias na Prefeitura - como o JT antecipou em fevereiro -, Gilberto Kassab (PFL) começa a definir nomes dos ocupantes das seis pastas em estudo; a maioria é de PSDB e PFL. Apesar de o governo negar planos de criar as secretarias, vereadores foram avisados pelo Executivo da proposta.

As pastas que devem ser criadas são: proteção dos mananciais, questões religiosas, idoso, desburocratização da máquina, combate à poluição visual e fiscalização de camelôs e bancas de jornal. Pela ordem, os nomes cotados são José Carlos Stangarlini (PSDB), Bispo Gê (PFL), Luiz Carlos Santos (PFL), Rodrigo Garcia (PFL), Roberto Tripoli (PV, ex-PSDB) e Ricardo Teixeira (PSDB). A pasta de mananciais pode ganhar mais funções de meio ambiente e proteção aos animais.

A criação de algumas das secretarias envolveria articulação para dar vaga a suplente do PFL a deputado federal, dizem vereadores com trânsito no Executivo. Bispo Gê e Stangarlini ficaram como suplentes da coligação PSDB/PFL, à frente de Eleuses Paiva, ex-presidente da Associação Médica Brasileira, que, segundo parlamentares, é quem o PFL quer alçar à condição de titular.

Como dois deputados eleitos da coligação já foram nomeados secretários da Prefeitura e governo - Walter Feldman (PSDB) e José Aristodemo Pinotti (PFL) -, Paiva teria vaga assegurada se suplentes mais bem colocados se licenciassem para se tornarem secretários. Outro suplente que estava à frente dele, Milton Vieira (PFL) foi nomeado assessor especial da Prefeitura por Kassab.

A criação das secretarias atenderia ainda os ex-presidentes da Câmara Municipal e Assembléia Legislativa, Tripoli e Garcia. O deputado estadual, porém, tem negado ida para a Prefeitura. Teixeira assumiu recentemente vaga na Câmara paulistana, e Luiz Carlos Santos, ex-deputado federal, é próximo à cúpula paulista do PFL.

Um parlamentar paulistano também constatou que novas pastas ficarão com atribuições da Secretaria de Subprefeituras, comandada por Andrea Matarazzo, apontado como nome tucano para a chapa à Prefeitura em 2008 - ele nega o fato - e homem forte de Serra na Prefeitura. Mas o político não crê em atrito entre Matarazzo e Kassab.

Na Câmara, a proposta gera movimentação, já que há vereadores de olho em indicações para os cargos das novas secretarias. O governo já teria informado que, para amenizar críticas pela ampliação da máquina, deve reduzir ou acumular funções de outros cargos para compensar as novas pastas. Hoje, a Prefeitura conta com 21 secretarias.

Corregedoria na pauta

O governo também quer aprovar na Câmara projeto que cria a Corregedoria da Prefeitura. O cargo terá status de secretário e função de apurar irregularidades e denúncias de corrupção. O Executivo já conta com Ouvidoria, mas a idéia de Kassab é que o órgão fique focado em problemas de atendimento dos órgãos públicos.

O TAMANHO DA MÁQUINA MUNICIPAL

21
é o total de secretários que atuam hoje na Prefeitura de São Paulo

6
pastas extraordinárias devem ser criadas pelo prefeito Gilberto Kassab, segundo vereadores; o governo não confirma