Total de visualizações de página

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Pontes numeradas em São Paulo... nova explic

Pontes numeradas

As pontes que ligam nosso bairro ao centro da cidade, ganharam números para o conhecimento mais rápido. Só me chamou atenção o fato de a ponte do Piguerí ter o número 5, a ponte da Freguesia o número 7 e a ponte Júlio Mesquita número 8, ponte do Limão 9 e por ai vai. Mas vindo da ponte dos Remédios que é a número 1, fica faltando o número 6. Se uma das pontes do Cebolão sentido Campinas é 4 seria óbvio que a ponte no sentido São Paulo fosse a número 5, portanto a ponte do Piquerí seria a de número 6.
Ainda há tempo para corrigir.

A Prefeitura colocou no site oficial a seguinte explicação:

A Prefeitura completou mais um programa para facilitar a vida dos motoristas paulistanos e melhorar a qualidade da sinalização viária da cidade. Desde dezembro último, quando iniciou o programa de numeração das pontes nas Marginais, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) sinalizou 29 pontes, com um total de 87 placas instaladas para ajudar os motoristas, principalmente os de outras cidades, a se orientar ao longo dos 46 quilômetros das marginais. O custo do programa foi cerca de 350 mil reais.

As placas destacam a numeração e também o nome popular da ponte. O nome oficial, menos conhecido, vem logo abaixo, em letras menores, a exemplo da Ponte Ulysses Guimarães, mais conhecida como Ponte Rodovia dos Bandeirantes.

O critério de numeração das pontes não é o seqüencial. Para facilitar a compreensão dos motoristas, os técnicos da CET utilizaram o mesmo sistema adotado nas rodovias. Os números das placas mostram a distância em quilômetros do Complexo Viário do Cebolão, o marco zero adotado pelos engenheiros de tráfego. Isso vale para as duas marginais. A Ponte da Cidade Univesitária, na Marginal Pinheiros, por exemplo, é a 5 porque fica a 5 quilômetros do Cebolão. A numeração lógica indica a distância entre uma ponte e outra.

Minhas desculpas;

Realmente quando eu escrevi na minha coluna factorama no Jornal Freguesia News, achei estranho essa numeração. Mas como sou curioso e minha irmã mora em Carapicuiba, passando pela ponte do cebolão e dos remédios notei que a número 1km dalí a poucos tinha outra placa que indicava 1.5Km, e depois 2km. Quando chega na ponte Ulisses Guimarães se dá o quarto kilômetro ponte 4. Foi daí por dedução achei como foram numeradas.
Na minha coluna cometi também um engano disse que não havia a ponte 13, por significar azar... mas ela existe. É a ponte das bandeiras.