Total de visualizações de página

quarta-feira, abril 18, 2012

A verdade sobre o Hospital Nossa Senhora do Ó...

A VERDADE SOBRE O FECHAMENTO DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DO Ó - EXPLICAÇÃO DO PADRE NOE RODRIGUES

Tem sido divulgado em nossa comunidade, por meios de comunicação, a versão de que o HOSPITAL NOSSA SENHORA DO Ó foi fechado em virtude da má administração dos dirigentes da OBRA ASSISTENCIAL NOSSA SENHORA DO Ó [o Freg. News obteve essa informação] - responsavel pela manutenção do hospital. Acrescentou-se ainda a suspeita de que os referidos dirigentes teriam aproveitado da situação para adquirirem remuneração para interesses próprios [isso não foi publicado no Freg. News]. Como pertencente à direção da Entidade, venho, por este meio desfazer o equivoco, explicando as razões verdadeiras do fedchamento do Hospital.

Duas razões ponderáveis causaram o fato.

Primeira razão
Na época o INPS pagava os atendimentos que o hospital prestava gratuitamente à população. Mas as contas apresentadas eram closadas e restaria para o hospital menos de 80% do total apresentado. Além disso o pagamento do INPS era efetuado com três meses de atrazo. Como na época a inflação chegou ao pico de 80% ao mês, é fácil saber que uma conta, apresentada numa data, três meses depois estava fortemente reduzida.

Segunda razão
Seis médicos do corpo clínico do Hospital, que trabalhavam na categoria de autônomos, estraram na justiça trabalhista com um ação reinvidicando sua remuneração, declarando seu vínculo empregatício. Naturalmente a reinvidicação era injusta porque todos os médicos declaravam por escrito que trabalhavam como autônomos. No trabalho como autônomos eram remunerados de acordo com o trabalho prestado. Em geral todos tiveram bom resultado pessoal do seu trabalho, sendo pagos pontualmente.

Desses seis médicos um dele, que apresentava as mesmas razões que os outros cinco companheiros, perdeu a sua petição na primeira, segunda e terceira instância da Justiça. Para reforçar a posição da direção da OBRA ASSISTENCIAL, é preciso notar que, no período de 25 anos de funcionamento do Hospital, mais de 100 médicos prestaram serviços à nossa população. Todos mantiveram a palavra de que eram autônomos. Só 4 conseguiram o seu objetivo, vencendo na Justiça a sua ação trabalhista. Como oos salários dos médicos eram muito elevados, o pagamento desses médicos resultou em mais de R$2.000.000. Só isto basta para explicar a razão da crise e do fechamento do Hospital.

É bom lembrar que, na época, não foi fechado somente o nosso hospital pelas mesmas razões que apresentamos fechou-se , por exemplo, o grande Hospital Matarazzo, que como movimento e conjunto patrimonial era muitas vezes maior que o nosso.
...
A OBRA ASSISTENCIAL, mantenedora do Hospital, não morreu por essa fato. Antes, se desenvolveu no atendimento aos irmãos carentes da nossa sociedade. Atualmente atende em 12 unidades operacionais ( 7 Creches, 4 Programas para jovens e adolescentes e um Programa para pessoas da terceira idade). Tem a OBRA no momento, 220 funcionários.
Estas informações eu transmito por obrigação de consciência para que os meus companheiros de trabalho, tanto os da direção e os voluntários que se dedicam até agora para realizar os objetivos filantrópicos e sociais de nossa OBRA sejam isentos de qualquer suspeita de corrupção. Para completar nossa informação, afirmo que ainda hoje temos mais de 300 voluntários que se dedicam na realização de eventos em prol da OBRA durante todo ano.
Padre Noe Rodrigues