Total de visualizações de página

quarta-feira, abril 14, 2010

Identificado gene que provoca calvice...

Pesquisadores identificaram um novo gene relacionado ao crescimento dos cabelos, uma descoberta que poderá abrir o caminho para futuros tratamentos da calvície masculina e outras formas de queda de cabelo, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (14) pela revista Nature.
A equipe liderada por Angela Christiano, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, identificou um gene chamado APCDD1, que provoca a miniaturização do folículo piloso, fazendo com que os cabelos cresçam cada vez mais finos. Essa doença é chamada de hipotricose simples hereditária.

– A identificação deste gene nos dá uma melhor visibilidade do processo de miniaturização do folículo piloso, que é observado na queda regular de cabelos no homem.

A pesquisadora ainda ressalta que o gene descoberto não explica a complexidade da calvície masculina.

A identificação do gene APCDD1 foi feita graças à análise dos dados genéticos de algumas famílias paquistanesas e italianas que têm o gene que provoca a doença. Os pesquisadores descobriram uma mutação do gene APCDD1, situado em uma região do cromossomo 18, relacionado a outras formas de queda de cabelo em estudos anteriores.

Calvície é grande problema para vaidosos
Os pesquisadores mostraram que o gene APCDD1 inibe a via de sinalização celular, denominada Wnt, cujo papel no controle do crescimento piloso foi demonstrado em ratos.
– A descoberta sugere, pela primeira vez no homem, que a manipulação da via Wnt poderia ter um efeito sobre o crescimento do folículo piloso.