Total de visualizações de página

quarta-feira, julho 23, 2008

Golpe nos novos investidores...

Seria o tal do Esquema Ponzi?



Como o esquema se apresenta
Um esquema Ponzi sempre vem disfarçado como sendo um investimento, que promete (e cumpre) lucros altíssimos num curto período de tempo. Eles alegam que os ganhos vem de sistemas complexos porém reais como "sistema alavancado", "investimento em ações pequenas de excelente potencial", "operações com hedge e opções" etc.

Você faz um contrato de curto prazo, digamos 30 dias, com um retorno de 20%. Deposita o dinheiro na conta do fraudador e - supreendentemente - 30 dias depois tem de volta o seu dinheiro e com um ganho de exatamente 20%.

O que você faz? A ganância o leva a fazer um segundo contrato, com ainda mais dinheiro (já que o negócio é "seguro e funciona") e ainda por cima convence um monte de amigos a entrar nessa também.

No mês seguinte: oba! Todo mundo ganhou 20%. No mês seguinte as pessoas vendem a casa, a mãe, o cachorro e botam tudo que tem no esquema, além de trazer todos os amigos e parentes para a festa.

Aí nunca mais vêem a cor do dinheiro.

A realidade
No esquema Ponzi, o fraudador acrescenta 20% do próprio dinheiro ao dinheiro da vítima e devolve pra ela depois de 1 mês.
Depois desta "isca inicial" o fraudador não precisa mais colocar dinheiro do próprio bolso para alimentar o esquema, pois à medida que o negócio se espalha de boca em boca, o dinheiro de novas vítimas vai entrando na conta e o retorno que ele dá aos investidores mais antigos vem da grana dos novos investidores, sempre crescentes, que vão entrando. Neste meu exemplo de 20%, cada novo investidor "paga" os rendimentos de 5 investidores anteriores.

Quando se dá por satisfeito (quando tem otário suficiente em seu esquema), o estelionatário se manda e deixa as vítimas a ver navios.

O inventor
O criador desta fraude foi Charles Ponzi, Italiano radicado nos EUA. Ele chegou na América com 2 dólares e 50 centavos no bolso, pois perdeu o resto do dinheiro com jogos durante a viagem. O esquema dele fraudou milhares de pessoas e causou prejuízos que, se atualizados para os dias de hoje, somariam 3 bilhões de dólares Shocked

Ponzi foi preso, e após cumprir a pena foi imediatamente deportado para a Itália. Trabalhou para a companhia aérea Ala Littoria. Curiosamente acabou vindo parar no Brasil, onde passou seus últimos anos, vivendo na pobreza e morrendo em um hospital público no Rio de Janeiro em 1949 aos 66 anos.

Espero que este alerta tenha sido útil para todos. Fiquem espertos, pessoal, nem só de pirâmide vivem os fraudadores financeiros! Desconfiem de todo esquema "Make Money Fast!".