Total de visualizações de página

segunda-feira, novembro 06, 2006

Uma escola de familia...

Escola Estadual Renato Penteado com 3200 alunos, 3 turnos, localizada no Jardim Carumbé em área grande com varios prédios e uma rua sem saida para automóveis, mas a entrada da comunidade em seu único local de educação e lazer do bairro. Nesta escola o clima é familiar, os diretores e professores almoçam junto com os alunos no mesmo refeitorio e da mesma comida. Aqui se resgata valores civicos, luta pela paz. Um trauma levou a comunidade pedi paz. Foi quando uma garota teve seu tenis roubado e assassinada em seguida. O crime repercutiu na mídia e a comunidade junto com os diretores e educadores reagiram criando uma caminhada pela paz e mudando hábitos estranhos na escola de gente que não estudava lá. Pois bem, muito antes do Projeto Escola da Familia, esta já abria nos finais de semana. Ali começaram a ter, cultos, brincadeiras, danças, campeonatos de futebol, volei e basquete. Também teve inicio uma "caminhada pela paz" nos meses de setembro ou outubro nas ruas próximas a escola. Os alunos confeccionam flores e pombinhas em papel, que são entregue na caminhada aos moradores vizinhos da escola.
Os professores e diretores são uma marca neste universo carente, uma professora com quem tomei depoimento me disse; "Eu mudei minha maneira de agir e de vê a vida depois que tomei conciência das necessidades dessas crianças", completou, me dizendo que lutou para que um aluno tivesse seus documentos, pois os cartórios não o registraram por ter nascido em ano "bissexto", o que ela conseguiu junto a um juiz que avaliou a data do nascimento e notou que não era ano 'bissexto".
O diretor Albino Spinola disse que o resultado é que a escola tornou se referência, pela transformação e modelo em conviver junto a comunidades carentes.

Uma voluntária de valor

Dona Benedita Pereira da Silva Bezerra 62 anos, mais conhecida como "Dona Ditinha", uma das primeiras moradoras do Jardim Carumbé, voluntária há mais de 20 anos na Escola Estadual Renato Penteado. Suas colegas voluntárias disseram que ela carregou água para a construção escola. Dona Ditinha é abraçada pelos alunos, querida por todos e com seu jeito alegre e descontraída anima à todos com seus comentários sobre política.