Total de visualizações de página

domingo, novembro 19, 2006

Como foi o golpe na Venezuela...documentário


Assisti na Casa de Cultura Salvador Ligabue no Largo da Matriz da Freguesia do Ó ao documentário "A revolução não será televisionada" feito por dois irlandeses Kim Bartley e Donnacha O'Briain que mostra o golpe de estado comandado pelo empresário Pedro Carmona, setores da mídia e militares de alta patente.
Os dois videomarkers estavam na Venezuela realizando um documentário sobre o presidente Hugo Chavez. Parece meio estranho como eles os cinegrafistas tiveram tanta liberdade para realizar as filmagens dentro do Palácio de Miraflores, quando o golpe teve inicio. Também registraram o reaçào das camadas mais populares em defesa do presidente deposto. Sobre o documentário vale a pena assistir, têm cenas fortes e emocionantes. Vê se claramente com cenas reais todo o desenrolar do processo do golpe e da recondução do presidente Hugo Chavez ao poder, passando inclusive pela posse do Vice-presidente num conturbado ambiente no Palácio de Miraflores.
O mais interessante nisso tudo é que o documentário foi organizado para ser exibido na Casa de Cultura por um grupo de jovens do "movimento humanista" com forte influência no bairro da Brasilândia. As idéias desse grupo é ter seus movimentos divulgados nos meios de comunicação pelo Rádio, TV e Jornal de bairro que eles já têm, e se chama "Voz Ativa".