Total de visualizações de página

sexta-feira, junho 23, 2006

Brasil vai ter o sistema japonês de TV Digital

Finalmente o Brasil e América do Sul vão ter um mesmo padrão de modulação de TV Digital. O que o Brasil adotar será aceito pelos outros países da região, como um consorcio para todos usarem o mesmo tipo de TV Digital, e como o sistema japonês só é usado no Japão e sendo o mais moderno, e recebendo financiamento do banco japonês de fomento para poder ser exportado este padrão para outras nações, parece que ficou barato, pois o poder de barganha negociado compõe também de fabrica de semicondutores, que ainda não está totalmente fechado para sua implantação no Brasil.
O sistema japonês, que tem a preferência das emissoras de TV brasileiras, saiu em vantagem porque era o que melhor atendias às condições impostas pelo governo brasileiro, permitindo alta definição, mobilidade (no ônibus), portabilidade (no celular) e interatividade. O avanço das negociações envolvendo contrapartidas principalmente para a indústria brasileira pesaram na escolha.

Toda essa tecnologia, com imagem e som de alta qualidade, possibilidade de interatividade, entre outras vantagens, no entanto, ainda vai demorar um pouco para chegar aos lares brasileiros. As emissoras de TV estimam que poderão iniciar as primeiras transmissões da TV digital em uma ou duas capitais brasileiras seis meses após o anúncio oficial do governo, se forem definidas agora as especificações técnicas do SBTVD.