🇧🇷 O Presidente da República Jair Bolsonaro participou, nesta terça-feira (11), de evento da assinatura da portaria que garante a liberação de quase R$ 1 bilhão a mais em recursos federais para o combate à Covid-19 na atenção primária à saúde do SUS.
Durante a cerimônia, o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Parente, explicou a necessidade dos investimentos, que já somam quase R$ 7 bilhões, enviados para o setor desde fevereiro de 2020 em créditos extraordinários.
“Considerando o atual cenário epidemiológico do país decorrente da Covid-19, com a identificação de novas variantes do vírus, e a grande procura da atenção primária à saúde para os casos leves e moderados, torna-se indispensável o aporte de recursos no SUS”, disse.
A verba pode ser usada no desenvolvimento de ações estratégicas de apoio ao cuidado de pessoas idosas. Assim, será possível monitorar casos de Covid-19 em idosos antes de chegar a estágios graves e garantir o encaminhamento para serviços de urgência e emergência, se necessário.
Essa medida leva em consideração a maior letalidade da Covid-19 em idosos, sobretudo aqueles com comorbidades associadas, em relação ao restante da população.
Os recursos também podem ser usados em ações de atenção à má nutrição em crianças menores de sete anos de idade e gestantes do programa Bolsa Família, e de fortalecimento das equipes de assistência à saúde aos povos e comunidades tradicionais.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reafirmou, no evento, a importância da atenção primária para evitar o agravamento de casos. “Eu sempre digo: quanto maior o investimento em atenção primária, menor a necessidade da atenção especializada”, destacou Queiroga.
📷: Alan Santos/PR