LARGO DA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO Ó – UM DOS LOCAIS QUE AMAMOS DA HISTÓRIA DA FREGUESIA DO Ó
Freguesia do Ó é uma das regiões mais antigas de São Paulo, que completa 440 anos em 29/08/2020. E o Largo da Matriz se destaca como um polo de atração, verdadeiro imã de pessoas, onde todo mundo quer estar. Há um sentimento de verdadeira paixão pelo Largo, que, além de fotografado, é registrado por vários artistas plásticos, como fez a Lony em 1996.
A Igreja Matriz é o símbolo maior do bairro, inaugurada em 15 de setembro de 1796, tem como padroeira Nossa Senhora do Ó, protetora das mulheres grávidas, além de obras de arte, guarda uma relíquia de Santo Antônio de Categeró.
Conta o historiador Máximo Barro que, em 1610, a capelinha existente na parte baixa da Freguesia do Ó foi transferida para o alto da colina, o que foi requerido ao prelado pelo fundador da Freguesia do Ó, Manoel Preto. Disse ele em seu requerimento: "Tenho devoção em fazer uma capela de Nossa Senhora da Esperança, para que nela se celebre missa, porque estou longe da vila e não posso acudir à missa todas às vezes, como é a obrigação, nem a nossa gente que é muita".
O alto da Freguesia do Ó era então chamado de "Sítio do Jaraguá" - de onde, nos dias claros, podia avistar-se ao longe a Vila de São Paulo e o próprio Pico do Jaraguá, ao Oeste. A primeira igreja foi erguida então onde é hoje o Largo da Matriz Velha.
Em 1896, na madrugada de um perdido mês, aconteceu um desastre: um incêndio destruiu quase inteiramente essa igreja, o que mobilizou a comunidade de então a se unir e erguer o novo templo no Largo da Matriz (de Nossa Senhora do Ó), onde está até hoje.
O Largo concentra uma série de bares, restaurantes e pizzarias que faz do local o maior centro gastronômico da Freguesia do Ó, e também cenário de festas e eventos. Neste ano, não haverá festa presencial, possivelmente terá eventos virtuais.
(Texto de Célio Pires, direitos reservados)
Créditos do texto Célio Pires Freguesia News