Total de visualizações de página

quinta-feira, agosto 30, 2012

Estão escondendo os símbolos do PSDB em São Paulo


O PSDB é um partido com uma extensa lista de serviços prestados ao Brasil. Com apenas seis anos de existência chegamos ao poder, construímos uma agenda para o país e colocamos o Brasil no rumo certo. O partido ganhou o respeito do povo brasileiro devido a homens e mulheres que souberam transformar qualidades pessoais em virtudes cívicas, programas e procedimentos, sem jamais barganhar ou subverter estes princípios. Fazendo o que precisava ser feito, com responsabilidade, integridade e coragem, nós construímos um partido diferente dos demais. E o povo brasileiro assim o reconheceu.
Tem causado estranheza a todos aqueles que acompanham e admiram a história do PSDB, e indignação a nós militantes, a omissão dos símbolos de nossa identidade na campanha à prefeitura de São Paulo. A mim, após anos de intensa dedicação e militância, presidente por 2 (duas) legislaturas e também vice-presidente por mais 2 (duas), causa constrangimento ver as cores, o logotipo e o nosso símbolo, o tucano, serem omitidos dos materiais de campanha, bandeiras, adesivos, além dos programas de televisão. Dá-se a impressão de termos um partido envergonhado do próprio rosto, acanhado na defesa de sua história e hesitante na forma de pensar e agir.
Em respeito à  trajetória de homens como Mário Covas, Zé Richa, Sérgio Motta, Franco Montoro e tantos outros fundadores do PSDB, o partido precisa reagir. Os homens passam, mas o partido e a marca que ele soube gravar ao longo dos anos ficam. As divisões e os projetos personalistas já causaram danos demais ao partido. Esconder do eleitor justamente os signos que o levaram a reconhecer um estilo de se fazer política moderno, sério, íntegro e competente transmite uma mensagem ambígua e desalentada: o partido passa por uma crise de identidade ou por um processo de esvaziamento?
Tomei a iniciativa da renúncia da vice-presidência do PSDB Municipal de São Paulo por não concordar com o rumo que o partido tomou logo após termos dado uma demonstração de democracia participativa para a escolha do nosso candidato a prefeito. Este ao ser escolhido distanciou-se da base partidária.
Aqueles que tentam esconder nossa trajetória deveriam se envergonhar desta insensatez e trazer de volta nossos símbolos. Com eles mantemos nossa identidade, nossa história e nosso orgulho. A militância tucana saberá cobrar dos dirigentes as responsabilidades por permitirem este descaso, desrespeito e tentativa de apagar da história a grandeza do nosso partido. A omissão não é mais uma alternativa. 
João Batista Câmara
Membro do Diretório Municipal do PSDB