Total de visualizações de página

quinta-feira, março 29, 2012

Gov. Geraldo Alckmin autoriza obras da Linha 17 do Metrô...


O governador Geraldo Alckmin assina na manhã desta quarta-feira a autorização para o início das obras da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo. A nova linha, que vai operar em via elevada e em sistema de monotrilho, conectará a rede metro-ferroviária ao aeroporto de Congonhas e atenderá importantes eixos de deslocamento da zona sul da capital.
Em março, o Metrô recebeu a licença ambiental para a instalação do primeiro trecho da Linha 17-Ouro, que terá 7,7 km de extensão e oito estações - Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi. Técnicos da empresa preveem que essa parte da linha, de Congonhas à Estação Morumbi (Linha 9-Esmeralda, da CPTM), entre em operação em 2014.
No total, serão 17,9 km de extensão e 18 estações, com demanda inicial estimada em 252 mil pessoas por dia. Os trens passarão sobre as avenidas Água Espraiada, Washington Luiz, Marginal Pinheiros, Perimetral Sul (em implantação pela prefeitura) e Jorge João Saad, atendendo também a comunidade de Paraisópolis.
Além da conexão com a Linha 9, a Linha 17-Ouro também se integrará com as linhas 1-Azul (Estação Jabaquara), 5-Lilás (Estação Água Espraiada) e 4-Amarela, na Estação São Paulo-Morumbi. O custo total para a construção da linha está previsto em R$ 3,2 bilhões. Mais de 160 imóveis foram desapropriados.