Total de visualizações de página

terça-feira, novembro 01, 2011

O México glorifica sua bebida, o Brasil têm preconceito da sua cachaça...


A produção se inicia assando as “Piñas” da Agave por mais de 48 horas e esfriam por mais 14 horas antes de serem retiradas dos fornos, para converter as fibras em açúcar fermentável.


Ví nas transmissões do XVI Jogos Panamericanos, o quanto há de diferença entre o Brasil e México. Não vou me referir aos jogos, mas a bebida tradicional do México e Brasil. Enquanto nos país sede dos jogos, colocou as folhas da planta que se faz a Tequila, no material de enfeite nos estádios e até barris no cenário montado para o hipismo, mostrando assim seu orgulho por essa planta e seu resultado industrial a Tequila. Aqui no Brasil nossa bebida tradicional, reconhecida pelo governo a "Cachaça" não tem o mesmo valor, se comparado com a Tequila Mexicana. Nunca vi uma demonstração de apreço pela nossa "Aguardente".  Enquanto no México os produtores e governo se esforça para divulgar e vender sua bebida para exportação, aqui nada é feito.
É um caso parecido com o café brasileiro e colombiano, enquanto os nossos vizinhos tornaram esta bebida um produto de alto valor agregado, nós não damos o menor valor, na Alemanha, não se produz nada de café. porém eles se esforçam para vender e exportar café para todo mundo.
São oportunidades que aqui no Brasil deixamos escapar, e de prosperar nosso comércio internacional.