Depois da Ponte do Milênio, do prédio em forma de pepino projetado por Norman Forster e da roda-gigante às margens do rio Tâmisa conhecida como London Eye, a capital britânica ganhará uma nova atração em meados do próximo ano – o edifício Shard.
Trata-se do primeiro prédio projetado pela estrela da arquitetura Renzo Piano no Reino Unido. Desde que venceu o concurso para construir o Centro George Pompidou, em Paris, Piano se tornou um dos arquitetos mais renomados da atualidade e já assinou projetos como a praça Potsdamer Platz, em Berlim.
Quando for inaugurado, em meados de 2012, o Shard terá 87 andares e 310 metros de altura, tornando-se assim o segundo prédio mais alto da Europa, perdendo somente para o Mercury City Tower, em Moscou.
Além de escritórios, o edifício piramidal de fachada cristalina é descrito por Renzo Piano como uma cidade vertical: o prédio irá abrigar restaurantes, um hotel de cinco estrelas, um spa, apartamentos residenciais e um terraço aberto ao público, onde o visitante poderá ter uma visão panorâmica de Londres em 360°.