Finalmente um projeto da linha de metrô segue um proposito de atender grande parcela da população, principalmente da zona noroeste da capital, agora o metrô promete estender esta linha até Pirituba zona noroeste e Jardim Anália Franco zona leste.
A Linha 6-Laranja do Metrô, apelidada de "linha das universidades" por passar perto de faculdades, vai ficar maior e chegar até a zona leste. Inicialmente prevista para ir da Estação São Joaquim da Linha 1-Azul até a Vila Brasilândia, na zona norte, o ramal deve ter uma alteração de traçado: em vez de terminar no centro, seguirá até o Jardim Anália Franco, na zona leste. Na outra ponta, será estendida até Pirituba.
De olho na Expo 2020, Piritubão vai ganhar estação
O estudo do novo traçado será agora apresentado ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), que dará o aval final sobre as mudanças. Em paralelo, deve ser feito o projeto funcional do prolongamento da linha - a primeira etapa da obra -, a partir da Estação São Joaquim.
A construção da Linha 6-Laranja ganhou destaque nos últimos 15 dias dentro da administração estadual e se tornou prioridade do governo do Estado. Isso acontece pelo imbróglio na licitação da Linha 5-Lilás, suspensa depois que surgiram denúncias de conluio entre empresas participantes da licitação.
A Linha 6-Laranja foi projetada inicialmente para ter 16 quilômetros e 14 estações. Ela vai passar por bairros como Liberdade, Bela Vista e Higienópolis, na região central, Perdizes e Pompeia, na zona oeste, e Freguesia do Ó e Vila Brasilândia, na zona norte da capital paulista.
A extensão deverá passar por bairros como Cambuci, Ipiranga e Mooca. E seguir pela região da zona leste de São Paulo até cruzar com a futura Linha 15-Branca (Vila Prudente-Tiquatira), na altura da Estação Anália Franco. No caminho, ela também fará a ligação com a Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atende o ABC paulista.
O objetivo principal do prolongamento é criar uma nova rota praticamente paralela à Linha 2-Verde, que já apresenta sinais de saturação. E a situação desse ramal deve se agravar ainda mais em abril, quando as estações Tamanduateí e Vila Prudente - que atualmente funcionam em horário reduzido - devem passar a operar em período integral. Todos os passageiros provenientes da região do ABC paulista vão entrar na rede de Metrô pela Linha 2-Verde.
"A Linha 2-Verde está operando no limite, então precisamos dar um reforço para a região, aliviar essa linha", explicou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
A 60 metros. O prolongamento da Linha 6-Laranja da Liberdade (Estação São Joaquim) até o Anália Franco também será subterrâneo, assim como o restante do projeto. Esse ramal deverá ter as estações construídas em maior profundidade na cidade de São Paulo. Ficarão em média a 60 metros abaixo do nível do solo. Um trecho passará sob o Rio Tietê.