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sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Linha 6 Laranja do Metrô vai ser prolongada até Anália Franco

Finalmente um projeto da linha de metrô segue um proposito de atender grande parcela da população, principalmente da zona noroeste da capital, agora o metrô promete estender esta linha até Pirituba zona noroeste e Jardim Anália Franco zona leste.

A Linha 6-Laranja do Metrô, apelidada de "linha das universidades" por passar perto de faculdades, vai ficar maior e chegar até a zona leste. Inicialmente prevista para ir da Estação São Joaquim da Linha 1-Azul até a Vila Brasilândia, na zona norte, o ramal deve ter uma alteração de traçado: em vez de terminar no centro, seguirá até o Jardim Anália Franco, na zona leste. Na outra ponta, será estendida até Pirituba.

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O estudo do novo traçado será agora apresentado ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), que dará o aval final sobre as mudanças. Em paralelo, deve ser feito o projeto funcional do prolongamento da linha - a primeira etapa da obra -, a partir da Estação São Joaquim.
A construção da Linha 6-Laranja ganhou destaque nos últimos 15 dias dentro da administração estadual e se tornou prioridade do governo do Estado. Isso acontece pelo imbróglio na licitação da Linha 5-Lilás, suspensa depois que surgiram denúncias de conluio entre empresas participantes da licitação.

A Linha 6-Laranja foi projetada inicialmente para ter 16 quilômetros e 14 estações. Ela vai passar por bairros como Liberdade, Bela Vista e Higienópolis, na região central, Perdizes e Pompeia, na zona oeste, e Freguesia do Ó e Vila Brasilândia, na zona norte da capital paulista.

A extensão deverá passar por bairros como Cambuci, Ipiranga e Mooca. E seguir pela região da zona leste de São Paulo até cruzar com a futura Linha 15-Branca (Vila Prudente-Tiquatira), na altura da Estação Anália Franco. No caminho, ela também fará a ligação com a Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atende o ABC paulista.

O objetivo principal do prolongamento é criar uma nova rota praticamente paralela à Linha 2-Verde, que já apresenta sinais de saturação. E a situação desse ramal deve se agravar ainda mais em abril, quando as estações Tamanduateí e Vila Prudente - que atualmente funcionam em horário reduzido - devem passar a operar em período integral. Todos os passageiros provenientes da região do ABC paulista vão entrar na rede de Metrô pela Linha 2-Verde.

"A Linha 2-Verde está operando no limite, então precisamos dar um reforço para a região, aliviar essa linha", explicou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

A 60 metros. O prolongamento da Linha 6-Laranja da Liberdade (Estação São Joaquim) até o Anália Franco também será subterrâneo, assim como o restante do projeto. Esse ramal deverá ter as estações construídas em maior profundidade na cidade de São Paulo. Ficarão em média a 60 metros abaixo do nível do solo. Um trecho passará sob o Rio Tietê.