Total de visualizações de página

terça-feira, novembro 16, 2010

O que é ser Social-Democracia nos dias de hoje...

Os sociais-democratas tentam reformar o capitalismo democraticamente através de regulação estatal e da criação de programas que diminuem ou eliminem as injustiças sociais inerentes ao capitalismo, tais como Bolsa Escola e Opportunity NYC. Esta abordagem difere significativamente do socialismo tradicional, que tem como objetivo substituir o sistema capitalista inteiramente por um novo sistema econômico caracterizado pela propriedade coletiva dos meios de produção pelos trabalhadores.


Atualmente em vários países, os sociais-democratas atuam em conjunto com os socialistas democráticos, que se situam à esquerda da social-democracia no espectro político. Os dois movimentos às vezes operam dentro do mesmo partido político, como é o caso do Partido Socialista francês. No final da década de XX, alguns partidos sociais-democratas, como o Partido Trabalhista britânico e o Partido Social-Democrata da Alemanha, começaram a flertar com políticas econômicas neoliberais, originando o que foi caracterizado de "Terceira Via".

A social democracia e o Brasil real

A idéia de social democracia desembarcou no Brasil no fim dos anos 1980 e foi apropriada em maior medida pelo PSDB. Com chegada ao poder de forma avassaladora e inesperada nas eleições de 1994.
É certo que com o Plano Real, produto concedido por economistas do PSDB, todos formados em universidades americanas.