Total de visualizações de página

terça-feira, junho 30, 2009

A bolha cósmica misteriosa







Uma bolha misteriosa que foi encontrada a vários bilhões de anos-luz de distância daqui. Esse tipo de objeto já era conhecido (mas não entendido) já havia pelo menos uma década. Essas bolhas, chamadas de “bolhas de Lyman alfa” por causa de sua emissão de hidrogênio, são encontradas desde que o Universo tinha uns 2 bilhões de idade, ou apenas 15% de sua idade atual. Ninguém conseguiu explicar (até agora) como essas bolhas surgiram e, pior, qual a fonte de energia que as faz brilhar.

quarta-feira, junho 10, 2009

Voto "Distritão"...

O presidente estadual do PSDB paulista, deputado federal Mendes Thame, está defendendo um novo modelo de representação política nas discussões sobre o projeto de reforma política em pauta no Congresso Nacional. Ele e alguns parlamentares tucanos da bancada federal paulista, como Emanuel Fernandes, Duarte Nogueira e Carlos Sampaio, estão defendendo o modelo do voto proporcional distrital, batizado de "voto distritão". No entender de Thame, a proposta defendida pelo governo, de voto em lista fechada - em que o eleitor vota no partido, não no político -, não é a ideal para promover mudanças necessárias, como melhorar a qualidade da representação política, reduzir os custos da campanha e aproximar o eleitor do candidato. Além disso, no modelo de lista fechada, o tucano acredita que será colocado nas mãos da burocracia partidária toda a força para indicar os que serão eleitos, dificultando a renovação partidária e abrindo brechas para as barganhas e corrupção. A proposta, oriunda do projeto de lei 7537/06 do próprio deputado, mantém o sistema proporcional e divide o Estado em distritos. Pela proposta, as Assembleias Legislativas definem o número de distritos. A proporção é de no mínimo dois e no máximo o correspondente à metade das cadeiras disputadas. Por exemplo, São Paulo, que tem 70 deputados federais, teria no mínimo dois e no máximo 35 distritos. Thame destaca que, com a divisão em distritos, haverá redução dos custos das campanhas, o eleitor ficará mais próximo de seu candidato e a fiscalização será mais eficaz. O presidente do PSDB paulista destaca também que este é um projeto factível "porque não exige emenda constitucional e pode ser aprovado por lei ordinária". Segundo ele, o projeto não contraria o sistema proporcional determinado pela Constituição, pois modifica apenas o critério para delimitar as circunstâncias eleitoral.

domingo, junho 07, 2009

Mudança na Linha 6 do Metrô Freguesia do Ó...






Pela segunda vez em menos de um ano e meio, o governo de São Paulo alterou o projeto da linha 6-laranja do metrô, que pretende ligar o centro à zona norte da cidade passando por parte da região oeste e pela Freguesia do Ó.
O Estado desistiu de fazer uma bifurcação a partir da futura estação Freguesia do Ó. Anunciada em dezembro, ela dava à linha um formato em "Y" (inédito na cidade) e levava o metrô a dois bairros periféricos: Brasilândia e Vila Nova Cachoeirinha.
Agora, a linha 6-laranja, de fato, irá da Brasilândia até a estação São Joaquim da linha 1-azul, na região central. A "perna" do "Y" que seguiria em direção à Vila Nova Cachoeirinha foi transformada em uma nova linha, a 16-prata.
Ela será um metrô leve (de superfície, com trens menores e de construção mais barata) e irá até a estação Lapa da linha 7-rubi (Jundiaí-Luz) da CPTM, cruzando a futura linha 6.
O trajeto da linha 16-prata é semelhante ao proposto pela ex-prefeita Marta Suplicy (PT) nas eleições do ano passado -que foi criticado pela gestão José Serra (PSDB). O governo não comentou esse assunto.
O cronograma de construção da linha 6 foi mantido: início das obras no último trimestre de 2010, com conclusão no primeiro semestre de 2013. O custo, antes estimado em R$ 2 bilhões, não foi atualizado.
Já a linha 16-prata, cuja primeira versão do projeto deve sair até o final deste ano, ainda não tem custo estimado nem prazo para sair do papel.

Fonte: Folha de S.Paulo

quinta-feira, junho 04, 2009

Trem rápido para o Aeroporto de Cumbica SP...

O edital do Expresso Aeroporto, trem que ligará em 20 minutos o centro de São Paulo ao aeroporto internacional de Guarulhos, foi publicado ontem pelo governo de São Paulo. O documento está disponível na sede da Secretaria de Transportes Metropolitanos em via digital ou impressa, no último caso a um custo de R$ 300. A secretaria informa que brevemente ele também será publicado no site da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

As propostas das empresas devem ser entregues até o fim de julho. A intenção do governo é conseguir assinar a concessão do expresso em dezembro deste ano. O início da operação é previsto para o fim de 2012, um ano após do que era previsto quando o projeto foi apresentado em audiência pública em dezembro do ano passado.

quarta-feira, junho 03, 2009

Projetos mudam legislação eleitoral...

Três projetos aprovados nesta quarta-feira (3) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado poderão mudar a atual lei eleitoral do país. Se forem aprovados também pela Câmara, quem quiser se candidatar a algum cargo eletivo terá de provar idoneidade moral, e será permitida na semana de votação a prisão de pessoas que cometeram crime hediondo ou contra a vida.

De autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS), o projeto de lei 688/07, que pretende aumentar a regulação das candidaturas, prevê que o cidadão não poderá obter registro de candidato se não tiver idoneidade moral e reputação ilibada.

Trem bala entre Campinas e Rio de Janeiro...

Foi apresentado um dos modelos em estudo para o traçado do trem-bala. A primeira estação seria no centro de Campinas e a última em Leopoldina, no Rio de Janeiro. Pelo traçado apresentado, o trem-bala fará paradas nos aeroportos de Viracopos (Campinas), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), além das estações no Campo de Marte, em São Paulo, em São José dos Campos (SP) e em Volta Redonda (RJ). Haveria ainda estações alternativas em Jundiaí (SP) e Aparecida (SP).