Total de visualizações de página

segunda-feira, novembro 10, 2008

Asteróide cai sobre o Sudão...


ÃO PAULO - Um cinegrafista sudanês, Mohamed Elhassan Abdelatif Mahir, conseguiu registrar o rastro deixado na atmosfera pela desintegração do asteróide 2008 TC3 sobre os céus do Sudão, em 7 de outubro. Este foi o primeiro asteróide em rota de colisão com a Terra a ser descoberto e rastreado ainda no espaço.



Um quadro retirado do filme foi divulgado como "imagem astronômica do dia" pela Nasa, no sábado, para estimular outras testemunhas do evento a apresentar fotos ou gravações que tenham feito. Até agora, o vídeo sudanês representa a única imagem do impacto feita a partir do solo.








Com cerca de 3 metros de diâmetro, o asteróide não representou perigo o planeta. O ponto de impacto, sobre o deserto sudanês, foi calculado por astrônomos com oito horas de antecedência.

Segundo a Nasa, a energia liberada na desintegração do asteróide na atmosfera equivaleu à da explosão de 1.000 toneladas de TNT.



O asteróide 2008 TC3 havia sido descoberto na véspera da colisão, 6 de outubro, por astrônomos da Universidade do Arizona. Nas 11 horas após a informação ser divulgada pra a comunidade científica, atraindo a atenção de outras equipes de observadores, a trajetória do objeto foi determinada com precisão.



Entre descoberta e impacto, transcorreram cerca de 20 horas.