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quarta-feira, setembro 24, 2008

Resposta as propostas de campanha em São Paulo... Metrô

RESPOSTA ÀS PROPOSTAS DA CANDIDATA MARTA SUPLICY PARA A REDE METROVIÁRIA DE SÃO PAULO

1- O Metrô reitera que a proposta da candidata Marta Suplicy para o transporte metroviário da cidade de São Paulo é incompatível com os fundamentos técnicos que orientam o planejamento do transporte público metropolitano. O Metrô já havia alertado anteriormente acerca dos equívocos existentes na proposta da candidata. As novas linhas sugeridas ou sobrepõem-se às linhas que já estão sendo construídas ou são inadequadas e ocasionariam distúrbios na operação do Metrô.

2- Por exemplo, no caso da proposta da Linha 4-Amarela até Vila Maria, trata-se de um equívoco, uma vez que o atendimento à população da região de Vila Maria será feito por linha específica, a Linha 15-Vila Maria-Campo Belo, que passará pelo centro da cidade e pela av. Brigadeiro Luiz Antônio. A definição desse itinerário levou em conta a demanda preferencial da região de Vila Maria levantada pela pesquisa Origem e Destino. Uma outra proposta da candidata, a Linha 3-Vermelha até a Freguesia do Ó, revela desconhecimento dos procedimentos operacionais na atual rede metroviária, pois propõe algo que pode sobrecarregar ainda mais essa linha. Para atender à região da Freguesia do Ó e Cachoeirinha, o projeto de engenharia da Linha 6-Laranja, que ligará a Freguesia do Ó à estação São Joaquim, na Linha 1-Azul, já está em processo de contratação pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

3- Na sua propaganda eleitoral, a candidata, de forma equivocada, tenta passar uma imagem de que o Metrô só serve às classes mais abastadas, quando, na realidade, o sistema metroferroviário (Metrô e CPTM, que hoje formam uma rede integrada e complementar) é um serviço público que atende todas as camadas sociais.

4- A proposta ignora itens básicos que determinam a construção de linhas de metrô em todo o mundo, como interconexões com outras linhas, demanda de passageiros e origem e destino preferencial das pessoas. Um projeto de ampliação do Metrô de São Paulo não pode ser fruto de mero oportunismo eleitoral e se resumir a acréscimos de segmentos às linhas atuais, definidos sem o necessário suporte técnico.

5- Transporte público é coisa séria. Todos os investimentos na expansão e melhorias do Metrô, bem como de todos os transportes metropolitanos, são realizados com base em pesquisas com profundidade técnica e com planejamento de longo prazo e estão de acordo com o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano do Governo do Estado de São Paulo, no valor de R$ 19 bilhões, o maior investimento já feito no setor, que quadruplicará a rede com qualidade de metrô (de 61,3 km para 240 km).

6- Finalmente, é preciso deixar claro que quem faz metrô, em São Paulo, é o Metrô de São Paulo. Afirmar o contrário, prometendo realizar linhas de metrô através de outro órgão, contraria a verdade.