Total de visualizações de página
segunda-feira, maio 29, 2006
Festa do Divino, tradição na Freguesia do Ó
Uma tradição religiosa de mais de 90 anos na Freguesia do Ó. O bairro representa a cidade de São Paulo no festival de cultura paulista "Revelando São Paulo" no Parque da Água Branca.
Domingo que antecede a Festa de Pentecostes, é feito o Levantamento do Mastro Votivo no Largo da Matriz. Esse Mastro é trazido em procissão por muitos devotos, à frente o Capitão do Mastro e o Alferes carregam a Bandeira e a imagem do Divino que ficarão no alto. Ao som de sinos e queima de fogos, o Mastro sobe, avisando a todos que Pentecostes está chegando. Permanece ali com a bandeira hasteada mostrando que a comunidade está em Festa.A Festa de Pestecostes, no Domingo, é grandiosa. Além da celebração Eucarística, tem procissão luminosa, e sorteio para escolha dos novos apóstolos, como foi feito, há 2 mil anos, com o apóstolo Matias. Sob grande expectativa e com a certeza de que a escolha é feita pelo Divino, o novo Capitão do Mastro, recebe a faixa e a Bandeira e o novo Imperador, o manto vermelho, o anel, o cetro e no trono é solenemente coroado.Aplausos, sinos repicando, queima de fogos e, muita, muita, emoção.O Império é montado próximo á igreja, e nesse local é depositada a Coroa, para visitação e onde são distribuidas no dia da festa, as tradicionais "Rosquinhas do Divino", revivendo a antiga tradição que simboliza a distribuição de alimentos para os pobres. O pão era o alimento básico e do pão nasceu a "Rosquinha" que se tornou símbolo da partilha, solidariedade e fraternidade.A igreja é ricamente enfeitada, com os símbolos da festa, bandeiras e flores vermelhas. O vermelho na Festa do Divino representa o fogo, que foi uma das formas que o Espírito Santo se apresentou aos apóstolos (línguas de fogo).Durante a Festa são muitos os momentos de Fé e devoção, principalmente no toque da Bandeira, agradecendo ou mesmo pedindo ao Divino, sua benção e proteção.A Festa do Divino, retrata a riqueza da nossa cultura, e mostra a força da Fé de um povo que sabe manter suas tradições.
Fontes: Maria Lucia Miserochi de Oliveira Lins é Professora. Coordena a Festa do Divino na Freguesia do Ó como sucessora de seu pai, José Alves de Oliveira.
e www.portadoo.com.br
sábado, maio 27, 2006
Quem nasceu primeiro o Ovo ou a Galinha...
Cientista, filósofo e avicultor dizem quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha. A discussão caminhou para se acreditar e ter descoberto resposta, para a pergunta mais intrigante da humanidade: Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha.
A resposta dada é que o ovo veio antes.
O argumento é que o matérial genético não se transforma durante a vida do animal, mas que, a primeira ave que se transformou no que chamamos hoje de galinha, existiu primeiro como embrião no interior de um ovo.
Para o especialista em filósofia: - Se tem um pintinho dentro, o ovo é de galinha. Se um canguru colocasse o ovo, e do ovo saisse um avestruz, o ovo seria de avestruz, não de canguru.
Para o avicultor: - Os ovos existiam antes mesmo de nascer o primeiro pintinho. Claro que talvez não tivessem o aspecto que têm hoje.
quarta-feira, maio 24, 2006
TV Digital... a rede globo quer mandar...
Deu na coluna de Daniel Castro da Folha de S.Paulo. "A Globo emitirá uma única progrmação digital(a tv digital permite a um canal atual se dividir em quatro). A emissora espera que o decreto de Lula obrigue todas as redes a transmitir um só canal, para evitar que pequenas TVs se dividam e loteiem as freqüencias".
É o fim da picada, o governo já vai escolher o padrão japonês, porque a Globo quer, agora que podemos ter uma programação com mais opções isso não pode ser. Parece que a Globo está contrariando os interesses da Band e Record, pois as duas redes possuem outros canais, como é o caso da Band; Bandnews, Bandsport, Terra. Já a Record com suas emissoras em UHF, Rede Familia e Rede Mulher. Fora isso as emissoras pequenas como a Globo fala, não há muito dinheiro e seria uma oportunidade "franquear" com outras emissoras. Permito aqui fazer um exercício lógico. A TV Gazeta de S.Paulo poderia ceder mais três espaços para digamos, a TV Comunitária, TV Universitária e TV Senac. Pronto aí estaria a democrátização da programação da tv brasileira, isso só um exemplo. Espero que o governo Lula pense melhor e haja com respeito ao povo.
É o fim da picada, o governo já vai escolher o padrão japonês, porque a Globo quer, agora que podemos ter uma programação com mais opções isso não pode ser. Parece que a Globo está contrariando os interesses da Band e Record, pois as duas redes possuem outros canais, como é o caso da Band; Bandnews, Bandsport, Terra. Já a Record com suas emissoras em UHF, Rede Familia e Rede Mulher. Fora isso as emissoras pequenas como a Globo fala, não há muito dinheiro e seria uma oportunidade "franquear" com outras emissoras. Permito aqui fazer um exercício lógico. A TV Gazeta de S.Paulo poderia ceder mais três espaços para digamos, a TV Comunitária, TV Universitária e TV Senac. Pronto aí estaria a democrátização da programação da tv brasileira, isso só um exemplo. Espero que o governo Lula pense melhor e haja com respeito ao povo.
terça-feira, maio 23, 2006
Encontro de Fuscas na Freguesia
segunda-feira, maio 22, 2006
Festas do mês de maio/06 Freguesia do Ó
Feira das Nações
A 24º tradicional feira de comidas das comunidades estrangeiras que fizeram deste bairro tão importante da Cidade de São Paulo. Toda renda é para a Obra Assistencial Nossa Senhora do Ó. Atualmente 1440 crianças e adolescentes de nossa periferia pobre. Uma obra do Cônego Noé Rodrigues.
Barracas:
Americana
Árabe
Brasileira
Espanhola
Italiana
Japonesa
Portuguesa
Minha contribuição para "Virada Cultural"
Domi...
A noite eu dormi
Me virei, sonhei
Logo de manhã,
não recordei
Se foi pesadelo eu não sei
Se foi sonho bom, não lembrei
Se foi sonho ruim...
Que pequei.
A noite eu dormi
Me embrulhei
Mexi, estiquei
Andei, falei
Será que sonambulei ??
Alguém gritou, hei !!Acordei
A noite eu dormi
Na cama deitei
Antes de tudo, m..ei
Meu pijama vesti
Na cama sentei
Pensei...O que fazer domingo de manhã
Perdi o sono, divaguei
* Todos direitos reservados ... quando publicar citar seu autor:
* 2005 - Robson Cerqueira
quarta-feira, maio 17, 2006
Carlos Vereza no Programa do Jô...assista!!
O ator Carlos Vereza foi ao programa do Jô Soares da Rede Globo.
assistam e vejam suas palavras de quem conhece bem o PT.
Video
"http://www.youtube.com/v/Ie34qfKPY9s"
assistam e vejam suas palavras de quem conhece bem o PT.
Video
"http://www.youtube.com/v/Ie34qfKPY9s"
terça-feira, maio 16, 2006
APRENDA V O T A R
OPÇÕES AO VOTAR:
(A) TECLANDO UM NÚMERO EXISTENTE NA LISTA DE CANDIDATOS - SIGNIFICA QUE VOCÊ CONCORDA COM A PROPOSTA DO CANDIDATO DONO DO NÚMERO.
(B) NULO - TECLANDO UM NÚMERO INEXISTENTE NA LISTA DE CANDIDATOS - VOCÊ NÃO CONCORDA COM A PROPOSTA DE NENHUM DOS CANDIDATOS.
(C) BRANCO - NENHUM NÚMERO - PARA VOCÊ PODE SER QUALQUER DOS CANDIDATOS.
NOTA ORIGINAL
Voto Nulo!!!! Se você não sabe em quem votar nas próximas eleições, vale a pena saber sobre voto BRANCO e NULO!
O voto em BRANCO, ao contrário do que parece, não significa que o eleitor não escolheu nenhum candidato, mas sim que ele abdica de seu voto. Não é um ato de contestação e sim um ato de CONFORMISMO!
Os votos em BRANCO significam "TANTO FAZ" e são acrescentados ao candidato de maior votação no último turno. Ou seja, se existem dois candidatos Tubarão e Galinha, Tubarão termina com 52% dos votos, Galinha recebe 35% dos votos, 10% são votos em branco e 3% são nulos, isso significa que 3% dos eleitores não querem nem Tubarão nem Galinha no poder, mas 10% dos eleitores estão satisfeitos tanto com Tubarão como com Galinha, o que vencer está bom.
Neste exemplo, Tubarão tem uma aceitação de 62% do eleitorado. O problema é que existe muita pressão para a escolha de um candidato e pouca explicação do que escolher significa.
Já o voto NULO é um protesto válido. Ele quer dizer que o eleitor não está satisfeito com a proposta de nenhum candidato e se recusa a votar em ou outro. Esse tipo de voto é importante e é o que efetivamente faz a democracia, pois a existência dele permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação. O voto NULO, ao contrário do que parece, é um voto válido. Ninguém fala dele, nem mesmo nas instruções para votação.
Explicam como votar em um candidato ou como votar em branco, mas ninguém explica como anular um voto. Pois bem, para anular um voto é preciso digitar um número inexistente no número do candidato.
Se um eleitor experimenta votar em branco, o terminal eletrônico avisa "Você está votando em branco" e então o eleitor pode confirmar, ou corrigir. Mas se o eleitor coloca um número inexistente num terminal, ele acusa "Número incorreto, corrija seu voto". Assim, os votos NULOS são desencorajados. Por que os votos nulos são desencorajados? Por que ninguém fala deles? E por que eu falo deles?
Porque, se na eleição entre Tubarão e Galinha, Tubarão terminasse as eleições com 42% dos votos e Galinha com 30%, 10% de brancos e 18% nulos as eleições teriam que ser repetidas e nem Tubarão e nem Galinha poderiam participar das eleições naquele ano.
Ou seja, o voto nulo, do qual ninguém fala e que o terminal acusa como "incorreto, é o único voto que pode anular uma eleição inteira e remover do cenário todos os candidatos daquela eleição de uma só vez. Se nenhum dos candidatos conseguir maioria (mais de 50%) no último turno, as eleições têm que ser canceladas!
Os candidatos são trocados e novas eleições têm que ocorrer. Então, contribuindo para a campanha do voto consciente, se alguém estiver votando em Tubarão ou em Galinha, mas preferia não votar em nenhum dos dois, pode optar pelo voto INCORRETO, o voto NULO.
Quem sabe um dia Tubarão e Galinha saem do cenário e os eleitores podem votar em Tartaruga. Não seja obrigado a votar em quem você não quer no poder!!!
QUE TAL EXPLICAR ISSO EM NOSSAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES...
fonte: autor desconhecido na internet.
(A) TECLANDO UM NÚMERO EXISTENTE NA LISTA DE CANDIDATOS - SIGNIFICA QUE VOCÊ CONCORDA COM A PROPOSTA DO CANDIDATO DONO DO NÚMERO.
(B) NULO - TECLANDO UM NÚMERO INEXISTENTE NA LISTA DE CANDIDATOS - VOCÊ NÃO CONCORDA COM A PROPOSTA DE NENHUM DOS CANDIDATOS.
(C) BRANCO - NENHUM NÚMERO - PARA VOCÊ PODE SER QUALQUER DOS CANDIDATOS.
NOTA ORIGINAL
Voto Nulo!!!! Se você não sabe em quem votar nas próximas eleições, vale a pena saber sobre voto BRANCO e NULO!
O voto em BRANCO, ao contrário do que parece, não significa que o eleitor não escolheu nenhum candidato, mas sim que ele abdica de seu voto. Não é um ato de contestação e sim um ato de CONFORMISMO!
Os votos em BRANCO significam "TANTO FAZ" e são acrescentados ao candidato de maior votação no último turno. Ou seja, se existem dois candidatos Tubarão e Galinha, Tubarão termina com 52% dos votos, Galinha recebe 35% dos votos, 10% são votos em branco e 3% são nulos, isso significa que 3% dos eleitores não querem nem Tubarão nem Galinha no poder, mas 10% dos eleitores estão satisfeitos tanto com Tubarão como com Galinha, o que vencer está bom.
Neste exemplo, Tubarão tem uma aceitação de 62% do eleitorado. O problema é que existe muita pressão para a escolha de um candidato e pouca explicação do que escolher significa.
Já o voto NULO é um protesto válido. Ele quer dizer que o eleitor não está satisfeito com a proposta de nenhum candidato e se recusa a votar em ou outro. Esse tipo de voto é importante e é o que efetivamente faz a democracia, pois a existência dele permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação. O voto NULO, ao contrário do que parece, é um voto válido. Ninguém fala dele, nem mesmo nas instruções para votação.
Explicam como votar em um candidato ou como votar em branco, mas ninguém explica como anular um voto. Pois bem, para anular um voto é preciso digitar um número inexistente no número do candidato.
Se um eleitor experimenta votar em branco, o terminal eletrônico avisa "Você está votando em branco" e então o eleitor pode confirmar, ou corrigir. Mas se o eleitor coloca um número inexistente num terminal, ele acusa "Número incorreto, corrija seu voto". Assim, os votos NULOS são desencorajados. Por que os votos nulos são desencorajados? Por que ninguém fala deles? E por que eu falo deles?
Porque, se na eleição entre Tubarão e Galinha, Tubarão terminasse as eleições com 42% dos votos e Galinha com 30%, 10% de brancos e 18% nulos as eleições teriam que ser repetidas e nem Tubarão e nem Galinha poderiam participar das eleições naquele ano.
Ou seja, o voto nulo, do qual ninguém fala e que o terminal acusa como "incorreto, é o único voto que pode anular uma eleição inteira e remover do cenário todos os candidatos daquela eleição de uma só vez. Se nenhum dos candidatos conseguir maioria (mais de 50%) no último turno, as eleições têm que ser canceladas!
Os candidatos são trocados e novas eleições têm que ocorrer. Então, contribuindo para a campanha do voto consciente, se alguém estiver votando em Tubarão ou em Galinha, mas preferia não votar em nenhum dos dois, pode optar pelo voto INCORRETO, o voto NULO.
Quem sabe um dia Tubarão e Galinha saem do cenário e os eleitores podem votar em Tartaruga. Não seja obrigado a votar em quem você não quer no poder!!!
QUE TAL EXPLICAR ISSO EM NOSSAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES...
fonte: autor desconhecido na internet.
Futebol...sem educação e cultura.
segunda-feira, maio 15, 2006
Governo de São Paulo vence terror.
O governador Cláudio Lembo declarou que a situação em São Paulo está sendo controlada.
A informação foi dada durante coletiva à imprensa nesta segunda-feira, dia 15, no Palácio dos Bandeirantes.
Cláudio Lembo destacou que a ajuda do Governo Federal é sempre positiva. “Há uma total integração entre as polícias Federal e a Civil de São Paulo desde do primeiro momento dessas situações de anomalia”, informou.
POEMA PARTIDARIO
Versão do poema de Drummond que circula na internet:
E agora, PT?
A farsa acabou,
a estrela apagou,
você nos traiu,
a arrogância esfriou,
e agora, PT?
e agora, você?
você que tinha nome,
que zombava dos outros,
você que era guardião,
de quem tinha um sonho,
e agora, PT?
E agora, PT?
A farsa acabou,
a estrela apagou,
você nos traiu,
a arrogância esfriou,
e agora, PT?
e agora,você?
você que tinha nome,
que zombava dos outros,
você que era guardião,
de quem tinha um sonho,
e agora, PT?
Está sem parceiro,
está sem discurso,
está sem caminho,
Que possa trilhar,
já não pode enganar,
já não pode fingir,
culpar já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia,
e tudo acabou,
e tudo fugiu,
e tudo mofou,
e agora, PT?
E agora, PT?
Sua doce palavra,
seu ímpeto,
sua verve,
sua gula incomum,
seu discurso inflamado,
seus militantes aguerridos,
sua coerência,seu ódio - e agora?
Com a chave na mão quer abrir a porta,
não existe porta; quer morrer no mar,
mas o mar secou;quer ir para as bases,
bases não há mais.
PT, e agora?
Se você gritasse,
se você se arrependesse,
se você se dobrasse,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você remisse...
Mas você não o faz,
você não é nada,
PT enganador!
Sozinho no escuro qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem militante na rua para te respaldar,
sem cavalo vermelho que fuja a galope,
você marcha,
PT!PT,
para onde?
ESTE POEMA TEM AUTORIA DE MILHÕES DE MÃOS.
O P O VO - O ÚNICO E VERDADEIRO AUTOR DA SUA HISTÓRIA!
ACORDA BRASIL!
fonte http://www.e-agora.org.br
E agora, PT?
A farsa acabou,
a estrela apagou,
você nos traiu,
a arrogância esfriou,
e agora, PT?
e agora, você?
você que tinha nome,
que zombava dos outros,
você que era guardião,
de quem tinha um sonho,
e agora, PT?
E agora, PT?
A farsa acabou,
a estrela apagou,
você nos traiu,
a arrogância esfriou,
e agora, PT?
e agora,você?
você que tinha nome,
que zombava dos outros,
você que era guardião,
de quem tinha um sonho,
e agora, PT?
Está sem parceiro,
está sem discurso,
está sem caminho,
Que possa trilhar,
já não pode enganar,
já não pode fingir,
culpar já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia,
e tudo acabou,
e tudo fugiu,
e tudo mofou,
e agora, PT?
E agora, PT?
Sua doce palavra,
seu ímpeto,
sua verve,
sua gula incomum,
seu discurso inflamado,
seus militantes aguerridos,
sua coerência,seu ódio - e agora?
Com a chave na mão quer abrir a porta,
não existe porta; quer morrer no mar,
mas o mar secou;quer ir para as bases,
bases não há mais.
PT, e agora?
Se você gritasse,
se você se arrependesse,
se você se dobrasse,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você remisse...
Mas você não o faz,
você não é nada,
PT enganador!
Sozinho no escuro qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem militante na rua para te respaldar,
sem cavalo vermelho que fuja a galope,
você marcha,
PT!PT,
para onde?
ESTE POEMA TEM AUTORIA DE MILHÕES DE MÃOS.
O P O VO - O ÚNICO E VERDADEIRO AUTOR DA SUA HISTÓRIA!
ACORDA BRASIL!
fonte http://www.e-agora.org.br
domingo, maio 14, 2006
"Veja os novos milionários do PT"
Para defender-se das pressões que garante ter sofrido do PT nos últimos três anos e meio, Dantas acumulou toda sorte de informações que pôde coletar sobre seus algozes. A mais explosiva é uma relação de cardeais petistas que manteriam dinheiro escondido em paraísos fiscais. Entre eles estão o presidente Lula, os ex-ministros José Dirceu (Casa Civil), Antonio Palocci (Fazenda), Luiz Gushiken (Secom), o atual titular da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda, e o senador Romeu Tuma (PFL-SP). A lista é fruto de um trabalho de investigação feito pelo americano Frank Holder, ex-diretor da agência internacional de espionagem Kroll. Ela apresenta uma série de números de contas, seus titulares, os nomes dos bancos e os saldos referentes ao primeiro trimestre de 2004. Holder disse ter comprovado a existência das contas por meio de depósitos. Além disso, Dantas compilou metodicamente não só os pedidos de propina como também as contratações e os pagamentos efetivamente feitos para tentar aplacar as investidas do atual governo sobre seus interesses. Se pelo menos uma parte desse material for verdadeira, o governo Lula estará a caminho da desintegração. Isso, é claro, se o Brasil ainda mantiver as aspirações a se tornar um país sério. Se o material for fruto de falsificação, Dantas vai afundar-se ainda mais na confusão policial na qual se meteu desde que contratou a Kroll para montar dossiês de seus adversários dentro do governo. Em entrevista ao colunista Diogo Mainardi, o banqueiro dá uma idéia do que tem em mãos. Seu arsenal é maior.
O espião americano Frank Holder (à esq.) e o ex-ministro argentino Manzano (à dir.) produziram a lista das contas secretas do PT VEJA teve acesso à lista das supostas contas dos petistas em setembro de 2005, com o conhecimento de Dantas. De posse dela, a revista deu início a um exaustivo trabalho de apuração. A reportagem encontrou-se com Frank Holder uma vez em Zurique, na Suíça, e outras duas vezes em Buenos Aires. Holder tem uma longa história no mundo da investigação. Oficial de inteligência da Força Aérea dos Estados Unidos, ele transferiu-se para a seção de assuntos latino-americanos da CIA no começo dos anos 90. Nessa condição serviu na Embaixada dos EUA em Buenos Aires até desligar-se, em meados dos anos 90, para fundar a empresa Holder Associates, adquirida em 1998 pela Kroll, da qual se tornou diretor. Em 2003 e 2004, como dirigente da Kroll, supervisionou o trabalho feito para a Brasil Telecom. Foi nesse período que conheceu Dantas e saiu-se com a lista das supostas contas dos petistas em paraísos fiscais.
A LISTA COM AS SUPOSTAS CONTAS SECRETASNa lista produzida por Holder e Manzano, para uso de Daniel Dantas, o presidente e outras autoridades aparecem como detentores de dinheiro em paraísos fiscais. VEJA usou de todos os seus meios para comprovar a veracidade dos dados. Não foi possível chegar a nenhuma conclusão – positiva ou negativaInicialmente, Holder explicou a VEJA
sábado, maio 06, 2006
Quem pagará a conta...
A foto na nota abaixo foi capa da edição de ontem de El Mundo, de Santa Cruz. Confira e sinta que bem impagável o carinho de Lula está fazendo à auto-estima dos nossos irmãos bolivianos.
Legenda tradução... Lula cedeu!!!!
Foto de Eduardo di Baia/AP
Petrobras vai absorver alta do gás, diz Lula
Presidente afirmou que, se houver aumento do preço do gás comprado da Bolívia, o custo não será bancado pela população brasileira.
Quem pagará a conta desta loucura ou estelionato eleitoral...os brasileiros depois da eleição, pois a Petrobras vai aumentar o gás assim que as urnas forem fechadas.
terça-feira, maio 02, 2006
Mercosul e a TV Digital
Mercosul em imagem digital
JUAN PABLO LOHLÉO
futuro chegou faz tempo em matéria de qualidade audiovisual. De fato, alguns países já desenvolveram padrões de televisão digital que produzirão uma poderosa mudança em nossos hábitos visuais.Na República Argentina, da mesma forma que no Brasil, vem sendo realizado um debate transcendente sobre o sistema de televisão digital a ser adotado.
Se tomarmos uma decisão unilateral de padrão de TV digital, mostraremos uma imagem diluída do processo de integração
Os sistemas em jogo são os produzidos e vendidos desde os Estados Unidos (ATSC), a Europa (DVB) e o Japão (ISDB), e o modelo escolhido determinará não só um nível de qualidade técnica mas também poderá constituir uma contribuição em termos de industrialização, exportações e emprego.Na Argentina, analisou-se cada sistema em termos de suas características técnicas e chegou-se à conclusão de que não existem diferenças significativas entre as três alternativas. Isso não quer dizer que os três sistemas sejam iguais, mas que o resultado da transmissão será equivalente e que as deficiências atuais de cada um dos padrões certamente serão corrigidas num futuro próximo. Resulta impensável, por exemplo, que no Japão e na Europa se possa assistir televisão na tela dos telefones celulares, e que nos EUA, não. Sem dúvida, os fabricantes norte-americanos resolveriam isso em pouco tempo. O mesmo ocorre com a qualidade da imagem e com os demais fatores técnicos.Pois bem, ao colocarem as características técnicas como insumo para a escolha num segundo plano, as autoridades argentinas decidiram, a fim de avaliar os benefícios de cada padrão, dialogar com os consórcios que os promovem sobre as vantagens que a escolha de cada um deles acarretaria ao país em termos de economia de transferências para o exterior (regalias), criação de emprego e desenvolvimento da indústria e da pesquisa.Assim, concluiu-se que, para que os consórcios donos dos padrões técnicos de televisão digital extremassem os benefícios de suas ofertas comerciais, seria melhor apresentar o Mercosul como um mercado consumidor unificado. Para qualquer um dos três consórcios, obter o ingresso no bloco seria mais atrativo do que conseguir que seu sistema fosse implantado no Brasil ou na Argentina individualmente.Com essa idéia, a Argentina e o Brasil começaram a conversar em novembro de 2005. Como resultado, no dia 30 desse mesmo mês, foi assinado um "Acordo sobre Cooperação na Área de Televisão Digital Terrestre", pelo qual ambos os países coincidiram em apresentar uma frente comum de negociação a fim de, na medida do possível, anunciar um único padrão, ainda que a decisão seja implementada por separado.Não obstante isso, a escolha do padrão de televisão digital não é tão simples como pareceria a primeira vista. Como já dissemos, há vários elementos a serem considerados. A contribuição para a industrialização e o emprego, a economia de regalias e as modalidades de transmissão, por um lado, e a oferta de escala de mercado e o efeito contágio do qual sairão beneficiados os possuidores-vendedores da tecnologia, por outro, são fatores de peso na negociação para a adoção de um dos três padrões.A República Argentina acompanha com atenção o desenvolvimento do debate público sobre esse tema no Brasil. Nesse sentido, pareceria que existe uma perspectiva que não tem sido suficientemente considerada. Trata-se das implicâncias políticas regionais da decisão. Certamente, além dos eventuais benefícios econômicos que possa acarretar a escolha de um padrão de TV digital, existem, sem dúvida, benefícios políticos que podem e devem ser avaliados.De fato, hoje em dia, nossos países não possuem o mesmo padrão de televisão analógica em cores. Se, diante dessa oportunidade de adotarmos um rumo conjunto, tomarmos a decisão unilateral de adotar um padrão de TV digital, estaremos mostrando uma imagem diluída de nosso processo de integração e, além disso, não significará que o outro país escolha idêntico caminho; seria transmitida uma imagem política em preto e branco. Adotando decisão conjunta, o Mercosul emitiria um sinal de unidade e de convicção muito forte. Seria um sinal de que não se trata apenas de um processo de liberalização comercial, mas de um autêntico projeto comum. Estaríamos, assim, diante de uma verdadeira imagem digital do Mercosul.
Juan Pablo Lohlé é o embaixador da Argentina no Brasil.
Fonte Folha S.Paulo - Tendências/Debates 30/04/06
JUAN PABLO LOHLÉO
futuro chegou faz tempo em matéria de qualidade audiovisual. De fato, alguns países já desenvolveram padrões de televisão digital que produzirão uma poderosa mudança em nossos hábitos visuais.Na República Argentina, da mesma forma que no Brasil, vem sendo realizado um debate transcendente sobre o sistema de televisão digital a ser adotado.
Se tomarmos uma decisão unilateral de padrão de TV digital, mostraremos uma imagem diluída do processo de integração
Os sistemas em jogo são os produzidos e vendidos desde os Estados Unidos (ATSC), a Europa (DVB) e o Japão (ISDB), e o modelo escolhido determinará não só um nível de qualidade técnica mas também poderá constituir uma contribuição em termos de industrialização, exportações e emprego.Na Argentina, analisou-se cada sistema em termos de suas características técnicas e chegou-se à conclusão de que não existem diferenças significativas entre as três alternativas. Isso não quer dizer que os três sistemas sejam iguais, mas que o resultado da transmissão será equivalente e que as deficiências atuais de cada um dos padrões certamente serão corrigidas num futuro próximo. Resulta impensável, por exemplo, que no Japão e na Europa se possa assistir televisão na tela dos telefones celulares, e que nos EUA, não. Sem dúvida, os fabricantes norte-americanos resolveriam isso em pouco tempo. O mesmo ocorre com a qualidade da imagem e com os demais fatores técnicos.Pois bem, ao colocarem as características técnicas como insumo para a escolha num segundo plano, as autoridades argentinas decidiram, a fim de avaliar os benefícios de cada padrão, dialogar com os consórcios que os promovem sobre as vantagens que a escolha de cada um deles acarretaria ao país em termos de economia de transferências para o exterior (regalias), criação de emprego e desenvolvimento da indústria e da pesquisa.Assim, concluiu-se que, para que os consórcios donos dos padrões técnicos de televisão digital extremassem os benefícios de suas ofertas comerciais, seria melhor apresentar o Mercosul como um mercado consumidor unificado. Para qualquer um dos três consórcios, obter o ingresso no bloco seria mais atrativo do que conseguir que seu sistema fosse implantado no Brasil ou na Argentina individualmente.Com essa idéia, a Argentina e o Brasil começaram a conversar em novembro de 2005. Como resultado, no dia 30 desse mesmo mês, foi assinado um "Acordo sobre Cooperação na Área de Televisão Digital Terrestre", pelo qual ambos os países coincidiram em apresentar uma frente comum de negociação a fim de, na medida do possível, anunciar um único padrão, ainda que a decisão seja implementada por separado.Não obstante isso, a escolha do padrão de televisão digital não é tão simples como pareceria a primeira vista. Como já dissemos, há vários elementos a serem considerados. A contribuição para a industrialização e o emprego, a economia de regalias e as modalidades de transmissão, por um lado, e a oferta de escala de mercado e o efeito contágio do qual sairão beneficiados os possuidores-vendedores da tecnologia, por outro, são fatores de peso na negociação para a adoção de um dos três padrões.A República Argentina acompanha com atenção o desenvolvimento do debate público sobre esse tema no Brasil. Nesse sentido, pareceria que existe uma perspectiva que não tem sido suficientemente considerada. Trata-se das implicâncias políticas regionais da decisão. Certamente, além dos eventuais benefícios econômicos que possa acarretar a escolha de um padrão de TV digital, existem, sem dúvida, benefícios políticos que podem e devem ser avaliados.De fato, hoje em dia, nossos países não possuem o mesmo padrão de televisão analógica em cores. Se, diante dessa oportunidade de adotarmos um rumo conjunto, tomarmos a decisão unilateral de adotar um padrão de TV digital, estaremos mostrando uma imagem diluída de nosso processo de integração e, além disso, não significará que o outro país escolha idêntico caminho; seria transmitida uma imagem política em preto e branco. Adotando decisão conjunta, o Mercosul emitiria um sinal de unidade e de convicção muito forte. Seria um sinal de que não se trata apenas de um processo de liberalização comercial, mas de um autêntico projeto comum. Estaríamos, assim, diante de uma verdadeira imagem digital do Mercosul.
Juan Pablo Lohlé é o embaixador da Argentina no Brasil.
Fonte Folha S.Paulo - Tendências/Debates 30/04/06
Assinar:
Postagens (Atom)