Total de visualizações de página

sexta-feira, março 24, 2006

Nova Calha do Rio Tietê

Novo Rio Tietê

A ampliação da calha, iniciada em 2002, é fundamental para impedir as enchentes nas Marginais, a probabilidade de ocorrer uma inundação no Tietê caiu de 50% para 1% - o rio praticamente dobrou a sua capacidade de vazão

A iniciativa do Governo do Estado para combater as inundações produziu uma nova paisagem para São Paulo. As marginais estão cercadas pelo mais longo jardim do País, com 24,5 quilômetros de extensão de cada lado do rio. Em breve teremos uma paisagem com lindas árvores do tipo; Ipê Rosa, Amarelo, Jacarandá mimoso, entre outros. Também é bom falar que todas as vias estão recebendo asfalto novo, para combinar com a nova calha do Tietê.

Segurança, para tanto foram reforçados os pilares de quatro pontes, refeitos 668 desemboques de afluentes e bocas de lobo de drenagem pluvial, instaladas 45 Km de barreiras rígidas de concreto – defensas bem mais seguras para os motoristas que os antigos guard-rails, criação de 61 baias de apoio ao tráfego ao longo da faixa da pista expressa das marginais.
Hoje, quem navega ou passa pela pista expressa do Tietê paulistano, pode conhecer ou reconhecer os nomes dos córregos da cidade que deságuam no Tietê, pois a obra também cuidou de resgatar essa memória, inscrevendo-os no desemboques.

Um ponto poderá vir a ser turístico e cultural, a eclusa paulistana vai proporcionar uma grande experiência – será de novo possível navegar desde a Barragem da Penha até a barragem Edgard de Souza, por 41 Km metropolitanos.
A primeira navegação fixa será, certamente, a de limpeza desse rio. Com a eclusa, não será mais necessário usar as marginais para recolher o material intruso (lixo) lançado ao rio. O trabalho de manutenção dessa obra será feito a partir de embarcações.

Palestra com José Aníbal
O pré candidato ao governo do estado, atualmente o mais votado vereador, José Aníbal, se animou em contar ao grande público que o recepcionou na Freguesia do Ó, o deseja ver e construir caso seja o candidato ao governo do estado. Falou sobre a linha do metrô, da Fatec na zona norte e de transformar essa região tão esquecida, respeitando seus quase dois milhões de habitantes.