Total de visualizações de página

quarta-feira, setembro 24, 2008

Resposta as propostas de campanha em São Paulo... Metrô

RESPOSTA ÀS PROPOSTAS DA CANDIDATA MARTA SUPLICY PARA A REDE METROVIÁRIA DE SÃO PAULO

1- O Metrô reitera que a proposta da candidata Marta Suplicy para o transporte metroviário da cidade de São Paulo é incompatível com os fundamentos técnicos que orientam o planejamento do transporte público metropolitano. O Metrô já havia alertado anteriormente acerca dos equívocos existentes na proposta da candidata. As novas linhas sugeridas ou sobrepõem-se às linhas que já estão sendo construídas ou são inadequadas e ocasionariam distúrbios na operação do Metrô.

2- Por exemplo, no caso da proposta da Linha 4-Amarela até Vila Maria, trata-se de um equívoco, uma vez que o atendimento à população da região de Vila Maria será feito por linha específica, a Linha 15-Vila Maria-Campo Belo, que passará pelo centro da cidade e pela av. Brigadeiro Luiz Antônio. A definição desse itinerário levou em conta a demanda preferencial da região de Vila Maria levantada pela pesquisa Origem e Destino. Uma outra proposta da candidata, a Linha 3-Vermelha até a Freguesia do Ó, revela desconhecimento dos procedimentos operacionais na atual rede metroviária, pois propõe algo que pode sobrecarregar ainda mais essa linha. Para atender à região da Freguesia do Ó e Cachoeirinha, o projeto de engenharia da Linha 6-Laranja, que ligará a Freguesia do Ó à estação São Joaquim, na Linha 1-Azul, já está em processo de contratação pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

3- Na sua propaganda eleitoral, a candidata, de forma equivocada, tenta passar uma imagem de que o Metrô só serve às classes mais abastadas, quando, na realidade, o sistema metroferroviário (Metrô e CPTM, que hoje formam uma rede integrada e complementar) é um serviço público que atende todas as camadas sociais.

4- A proposta ignora itens básicos que determinam a construção de linhas de metrô em todo o mundo, como interconexões com outras linhas, demanda de passageiros e origem e destino preferencial das pessoas. Um projeto de ampliação do Metrô de São Paulo não pode ser fruto de mero oportunismo eleitoral e se resumir a acréscimos de segmentos às linhas atuais, definidos sem o necessário suporte técnico.

5- Transporte público é coisa séria. Todos os investimentos na expansão e melhorias do Metrô, bem como de todos os transportes metropolitanos, são realizados com base em pesquisas com profundidade técnica e com planejamento de longo prazo e estão de acordo com o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano do Governo do Estado de São Paulo, no valor de R$ 19 bilhões, o maior investimento já feito no setor, que quadruplicará a rede com qualidade de metrô (de 61,3 km para 240 km).

6- Finalmente, é preciso deixar claro que quem faz metrô, em São Paulo, é o Metrô de São Paulo. Afirmar o contrário, prometendo realizar linhas de metrô através de outro órgão, contraria a verdade.

terça-feira, setembro 23, 2008

Vamos reviver o Hospital Nossa Senhora do Ó SP-SP




A comunidade católica da Freguesia do Ó perdeu, na década de 80, o Hospital Nossa Senhora do Ó para particulares, em transação nebulosa e pouco clara até hoje. O hospital foi construído pelo povo, com união e luta - o mesmo ocorreu no Imirim, que também perdeu o Hospital São José para a iniciativa privada em transação obscura, só que no Imirim foi iniciada uma luta popular para retomar esse bem do povo, o que não ocorre no Ó. A luta reivindicatória da Comissão Pró-Resgate do Hospital São José, no Imirim, já é vitoriosa em vários aspectos: primeiro por ter conseguido contar com apoio dos padres Valeriano Paitoni e Pietro Plona, da Paróquia de N.S. de Fátima, o que tornou possível recolher perto de 20 mil assinaturas em prol desta causa; em segundo lugar por ter conseguido chegar ao prefeito, ao secretário de Saúde, Januário Montoni, entre outros. A ação da Comissão, como se vê, se deu em duas frentes: realizar a coleta de assinaturas e fazer a reivindicação chegar a quem pode tomar decisões. Neste sentido contou com o apoio do vereador para marcar a visita do prefeito ao bairro para receber o calhamaço de assinaturas, perto de 20 mil, que se deu no domingo, 14/set./08, por volta do meio dia. - “Provamos que o Imirim sabe ser solidário, é unido e que a nossa causa é justa”, disse a coordenadora da Comissão, Márcia Janota. O prefeito prometeu estudar uma solução para a questão. A Comissão reivindica que o prédio seja retomado pela Prefeitura e o prédio aberto como uma unidade de saúde pública. O próximo passo possivelmente será lutar para que o prédio volte para a comunidade, já que o terreno foi comprado com verbas públicas e não poderia ter sido vendido. NA FREGUESIA FOI IGUAL Que a união e a luta do povo do Imirim sirva de exemplo para a comunidade católica da Freguesia do Ó, que também construiu um hospital, o Nossa Senhora do Ó e por
má-administração e problemas diversos, pouco esclarecidos, também perdeu seu prédio. Neste caso, o correto é, além de uma manifestação dos moradores locais, como ocorre no Imirim, levar o caso ao Ministério Público para que este investigue as reais causas de como um bem público passou das mãos de uma comunidade que o construiu para particulares – que hoje alugam o prédio para um supermercado. No Imirim, a Comissão organizadora está levantando documentos diversos para que se chegue às causas que levaram ao mesmo caso da Freguesia do Ó: a passagem de um bem comunitário para particulares. Num País de tantas carências na área da Saúde Pública é inadmissível que se mantenha silêncio sobre estes fatos nebulosos em passado recente. No mínimo deveria se abrir uma investigação sobre o assunto e se criar também uma Comissão Pró-Resgate do hospital. Se alguém tiver algo a dizer ou documentos sobre este assunto, entre em contato com o editor deste jornal.

sábado, setembro 20, 2008

TRE - SP permite apoio a candidaturas no Orkut...

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu na terça-feira, 16, por votação unânime, que fica permitido manifestar apoio a candidaturas no site de relacionamentos Orkut. De acordo com o juiz relator do processo, Flávio Yarshell, "cercear o relacionamento no âmbito pessoal e próximo, ainda que mediante o emprego de ferramenta eletrônica, é incompatível com a liberdade de expressão e comunicação, próprias do regime democrático". A decisão foi divulgada nesta quinta-feira, 18, pelo tribunal.

O relator afirmou que, embora a legislação tenha procurado limitar a propaganda para evitar abusos, permitindo-a somente na página exclusiva de campanha do candidato, "a propaganda eleitoral só se configura como tal quando dirigida com generalidade e amplitude que extrapolem o simples âmbito dos relações pessoais, configurando ação organizada e voltada à obtenção de votos", o que, em sua avaliação, não se aplica ao Orkut.

Ele ainda alegou que a utilização do meio eletrônico não fere o principio da isonomia, por se tratar de instrumento acessível às mais diferentes camadas da sociedade. "O site tem divulgação livre e abrangente, sem controle e de forma gratuita", disse. A decisão do TRE-SP confirmou a sentença de primeiro grau da juíza do município paulista de Olímpia, Adriane Bandeira Pereira.

A magistrada julgou improcedente a representação da coligação "Integração" (PMDB-PHS-PDT-PR-PRB-PPS), contra o candidato a prefeito pela coligação "Renovação Já" (DEM-PSDB-PTB-PP-PRP-PCdoB-PTN-PSL), Eugênio José Zuliani e seu vice, Marco Antônio Loureiro Barbosa, que teriam uma comunidade no Orkut em prol de suas candidaturas. A juíza considerou que a veiculação na página do Orkut "não caracteriza propaganda eleitoral, uma vez que o referido sítio seria de acesso restrito a pessoas
convidadas".

fonte: Estadão

quarta-feira, setembro 17, 2008

A melhor paraolímpíada que o Brasil participou...

Com a maior delegação de sua história paraolímpica, o Brasil levou 188 atletas esperando pelo recorde, e foi correspondido. Ao todo, foram 47 medalhas, com 16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze, superando as 33 de Atenas-2004, até então a melhor campanha brasileira nos Jogos. Na Grécia, o país conquistou 14 douradas, 12 de prata e sete de bronze, ficando em 14º lugar no quadro de medalhas.
As arquibancadas, com em todos os dias de competições, repletas viram o discurso do presidente chinês, Hu Jintao, agradecendo a todos que fizeram dos Jogos em Pequim, o maior da história. Belas coreografias marcaram a cerimônia, com a formação de uma carta ao final, representando a Paraolimpíada que viria a seguir, a de Londres-2012. Após um pouco da tradição chinesa, a cultura inglesa invadiu o Ninho de Pássaro com guitarras e o tradicional ônibus de dois andares. Por fim, a pira paraolímpico teve sua chama apagada, encerrando de vez os Jogos de Pequim-2008.

quarta-feira, setembro 03, 2008

Prédio mais alto do mundo em Dubai...




O prédio mais alto do mundo, a torre Burj Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, chegou aos 688 metros na segunda-feira (1) e continua crescendo, segundo os empreendedores.

O prédio, que segue em construção, agora já tem 160 andares, segundo comunicado da Emaar, empresa responsável pela construção.

O arranha-céu, que deve ficar pronto em setembro de 2009, é um dos muitos megaprojetos em construção em Dubai.